O Business Model Canvas é um instrumento utilizado em todo o mundo das startups, e é imprescindível saber utilizá-lo para conversar com os investidores. Entrevistamos Maurilio Albertone, que falou da história e das várias possibilidades de utilização do plano. Saiba mais e mãos à obra!

Start-UP Brasil: O que é o Business Model Canvas?

Maurilio Albertone: É uma ferramenta de modelagem de negócios desenvolvida através de uma extensa pesquisa realizada por Alexander Osterwalder junto com outros 470 consultores e acadêmicos de 45 países. Neste trabalho Osterwalder consolidou uma definição para modelagem de negócios, onde afirma que representa a forma como uma empresa constrói, entrega e captura valor. Como consequência foi desenvolvida a ferramenta Business Model Canvas, com objetivo de simplificar a construção de um modelo de negócios. Tudo isso está documentado no livro Business Model Generation.

Start-UP Brasil: Quais são os diferenciais de um Business Model Canvas? O que ele mostra a mais que outras formas de apresentação?

Maurilio: O mais importante não é o que mostra a mais, mas sim “como“ mostra.  Com o Canvas conseguimos visualizar em uma única página os nove aspectos mais importantes a considerarmos em nosso modelo de negócios. Além disso, proporciona uma visão de relacionamento entre estes aspectos e uma grande agilidade na alteração de qualquer informação. Algo dificilmente visto em outras ferramentas dentro de uma empresa.

Start-UP Brasil: O Business Model Canvas ajuda o empreendedor a organizar seu próprio negócio ou é direcionado somente à apresentação para investidores?

Maurilio:  Muito pelo contrário. O grande valor do Canvas está em seu uso contínuo dentro da empresa. Devemos entender que o Canvas é uma documentação da visão do empreendedor (ou gestor) de forma estruturada sobre aquele negócio. Então, o Canvas é uma ferramenta que ajuda muito no acompanhamento diário do rumo da empresa, fazendo com que as ideias saiam da cabeça de quem as teve e seja compartilhada com os demais. Como consequência de uma visão bem documentada, ele também torna-se uma ótima ferramenta para apresentar aos investidores.

Start-UP Brasil: Qual a importância do Canvas para startups?

Maurilio: A velocidade de uma startup é enorme. Desta forma o tradicional plano de negócios mostra-se bastante ineficiente para documentar a visão do empreendedor e planejar os próximos passos. Porém, como uma startup é uma empresa, não podemos também negligenciar o planejamento e a gestão do negócio. Assim, o Canvas adequou-se muito bem a este ambiente. Principalmente por ser uma ferramenta ágil, simples e sem burocracias, assim como a gestão de uma startup.

Start-UP Brasil: O Canvas tem áreas pré-definidas ou é possível customizá-lo de acordo com o negócio?

Maurilio: Independentemente do perfil do negócio, seja uma indústria de grande porte, uma empresa de serviços ou uma startup, o Business Model Canvas é adequado com os seus nove blocos. O modelo de negócios de qualquer empresa apresenta todos estes aspectos, mesmo que de forma mais destacada em umas do que em outras. Porém, existem customizações do canvas, como o Lean Canvas, que adapta a linguagem de alguns dos blocos para o ambiente de uma startup. Não podemos considera-lo uma grande alteração em cima do Canvas tradicional, mas sim uma simplificação de alguns aspectos para torna-los mais simples de serem documentados por uma empresa de tecnologia nas fases iniciais de desenvolvimento.

Start-UP Brasil: Como aprender a desenvolver o Canvas?

Maurilio: É bastante interessante que o empreendedor conheça o livro Business Model Generation, do Alexander Osterwalder. Nele o Canvas é apresentado de forma didática, são discutidos exemplos práticos e também a sua relação com outras ferramentas de gestão. Muito conteúdo também pode ser encontrado gratuitamente na internet sobre o assunto. Além disso, na Bizstart nós realizamos workshops presenciais e cursos online ensinando desde a criação do Canvas até o seu uso prático no dia a dia do negócio.

Start-UP Brasil: Por onde começar?

Maurilio: Assim como empreender, a melhor forma de começar é não ter medo de errar. Costumo falar muito em meus treinamentos que não devemos buscar o Canvas perfeito logo no início. Precisamos expressar ao máximo aquilo que temos guardado em nossa mente sobre aquele negócio e organizar estas ideias em cada um dos nove blocos do Canvas, sem muita preocupação inicial. A partir deste momento surgirão diversas dúvidas e o empreendedor estará pronto para buscar ajuda em livros e cursos sobre o assunto.

Start-UP Brasil: Quais as áreas que mais dão trabalho?

Maurilio: Isso depende muito do tipo de negócio que está sendo modelado. Mas, em muitos dos casos a construção de uma boa segmentação de clientes é algo árduo.

Start-UP Brasil: Qual uma boa dica para começar a fazer um Business Model Canvas?

Maurilio: A principal dica é começar criando uma boa segmentação de seus clientes. Não caia no erro de imaginar que seu produto atende da mesma forma um grupo muito grande de pessoas ou empresas. Invista mais tempo detalhando melhor os perfis de clientes que você atende. Com certeza isso tornará bem mais fácil a construção dos outros blocos, além de trazer uma maior aplicabilidade prática para o seu Canvas.Business Model Canvas is a tool used throughout the startup world, and it is essential to know how to use it in order to establish proper communication with your investors. We interviewed Maurilio Albertone, who talked about the History, and many possibilities in the usage of this business model. Let’s get down to business!

Start-UP Brasil: What is the Business Model Canvas?

Maurilio Albertone: It’s a business modeling tool, developed from a massive research conducted by Alexander Osterwalder, alongside 470 other consultants and academics from 45 countries. With it, Osterwalder strengthened a definition for business modeling which asserts that it represents how a company develops, delivers, and captures value. As a consequence, the Business Model Canvas tool was developed, aiming to simplify the creation of a business model. This is completely documented in the book Business Model Generation.

Start-UP Brasil: What are the Business Model Canvas differentials? What is bigger about it,
when compared to other presentation forms?

Albertone: What is more important is not what is bigger, but rather how it is shown. With Canvas, we are able to visualize in an only page the nine most important aspects that should be taken into consideration in our business model. Besides that, it provides an insight into the relation between these aspects, alongside an outstanding increase in speed when the need of changing any type of information arises. Such things are rarely seen in other tools inside a company.

Start-UP Brasil: Does Business Model Canvas help entrepreneurs to organize their own businesses or does it aim only in presenting information to investors?

Albertone: Absolutely. Canvas’ greatest value is seen in its continuous usage inside a company. We must understand that Canvas is a well-structured documentation of the entrepreneur’s (or manager’s) vision over a specific business. Therefore, it is a tool which enormously helps a company’s directioning daily follow-up, helping ideas to flourish and being shared with everyone eles. As a result of a well-documented vision, it also becomes an amazing instrument to be shown to the investors.

Start-UP Brasil: How important is Canvas to the startups?

Albertone: A startup’s speed is enormous. So, the standard business plan is quite ineffective when reporting an entrepreneur’s vision and planning following steps. However, since a startup still is a company, we cannot neglect the business’ planning and management. So, Canvas has superbly matched itself in this environment. Mainly because it is an agile, simple and nonbureaucratic tool, just like a startup’s management.

Start-UP Brasil: Do Canvas have pre-set areas or is possible to customize it according to the current business?

Albertone: Independently on the profile of your business, be it a large industry, a specialized services company, or a startup, the Business Model Canvas suits any of them because of its nine blocks. Any company’s business model shows all these aspects, even if some of them stand out above the others. However, there are some Canvas customizations, as Lean Canvas, which adapts some of the blocks’ languages to a startup environment. We cannot consider it a big change upon traditional Canvas. It’s more of a simplification of some aspects in order to make them simpler to be documented by a technology company going through the beginning of its elaboration.

Start-UP Brasil: What is the learning method for Canvas development?

Albertone: It’s really interesting if the entrepreneur knows Alexander Osterwalder’s book, Business Model Generation, in which Canvas is introduced in an educational way: practical examples are discussed, and also their relation with other management tools. More on the topic can also be found in the internet, for free. Moreover, at Bizstart we carry out workshops in loco and online courses teaching everything, from the Canvas’ creation to its daily practical use inside the company.

Start-UP Brasil: So, where to start?

Albertone: The best way is not being afraid of making mistakes. I’m used to saying during my training programs that we shouldn’t strive for the perfect Canvas in the very beginning of the process. We need to express, in the best way possible, what we have stored inside our minds about that project and organize these ideas in each of the Canvas’ nine blocks, without much concern in the beginning. From this point on, many questions will arise and the entrepreneur will be ready to seek help in books and courses about the subject.

Start-UP Brasil: Which areas are more difficult?

Albertone: It depends a lot in the kind of business that is being modeled. Despite that, generating good customer segmentation is a tough job in many cases.

Start-UP Brasil: What do you suggest to someone starting a Business Model Canvas?

Albertone: The greatest tip is to start creating a good customer segmentation. Don’t make the mistake of guessing that your product will be deemed satisfactory by a very large group of people, or companies. Invest a great amount of time thoroughly detailing the profiles of the customers you deal with. It will certainly make the other blocks’ creation much easier, besides bringing a greater practical applicability to your Canvas.