O objetivo de uma startup é conseguir definir seu produto e modelo de negócio por meio da aceitação por parte dos clientes – e aí estabelecer sua estrutura para conseguir crescer. Em busca destes objetivos, várias coisas podem ser ótimos meios para se chegar lá. A conquista de investimentos, suporte e networking (como acontece com as startups que passam por aceleração), a apreciação dos primeiros usuários e clientes, a boa repercussão nos meios de comunicação e a conquista de prêmios são bons geradores de momento.

Como exemplo, podemos citar duas startups que vem sendo aceleradas pelo programa Start-Up Brasil. A LoveMondays, plataforma na qual pessoas podem comentar anonimamente sobre o ambiente de trabalho nas empresas, acelerada pela Aceleratech, e a Intoo, site onde empresas podem encontrar opções de financiamento oferecidas por diversas fontes, acelerada pela Wayra, aproveitam o bom momento gerado pela conquista de premiações internacionais.

20140120_02

Esta semana, a LoveMondays venceu a competição Latin America Startup Challenge, cuja final aconteceu no evento PuntaTech Meetup, realizado no Uruguai. Promovida pelaventure capital Riverwood Capital, a competição tem um prêmio de US$ 150 mil.

No final do ano, a Intoo venceu a categoria de startup mais disruptiva (que não apenas inova melhorando o padrão do mercado, como chega a estabelecer um novo padrão para o mercado, uma nova forma que substitui as anteriores) no uso de tecnologias para a área financeira, pela competição promovida pela Innotribe durante o evento Next Bank Latin America, realizada na Colômbia. Dica: startups que se posicionam no mercado de finanças podem se inscrever até 23 de fevereiro para a competição global Innnotribe Startup Challenge.

20140120_03

Ambos eventos tiveram diversos investidores e empreendedores proeminentes como avaliadores, mais um grande público formado também por investidores, empreendedores, tecnologistas e outras pessoas de expressão nas áreas de tecnologia e negócios. Independentemente de uma startup vencer uma competição, ela pode obter benefícios por participar. Entre os principais benefícios, estão o relacionamento com investidores e com outros empreendedores, além de obter bastante feedback sobre seu produto, ou ainda novas ideias. Comumente, as participantes acabam ganhando também mídia espontânea, por meio de menções na imprensa, em blogs e outras mídias sociais.

O foco da empresa deve ser desenvolver seu negócio e não ficar apenas ganhando prêmios, ou apenas participando de eventos. Participe com moderação, escolha quais eventos são estratégicos para participar, quais são mais relevantes para o momento da empresa. Tendo isso em mente, fique antenado nos meios de comunicação e nos eventos de startups para saber quando há uma oportunidade de você colocar sua startup em destaque!