A Coordenação-Geral do Programa Start-Up Brasil vem a público informar alguns pontos relacionados ao edital de qualificação de aceleradoras da segunda edição do Programa (2014-2015).

– Para este edital foram recebidos vinte e cinco projetos, dois as mais que na edição anterior de 2013-2014. Este edital qualificou as 12 aceleradoras melhor pontuadas, segundo uma banca de avaliação, de acordo com os critérios do edital de seleção.

– O edital previa ainda a indicação de uma lista de reserva contando com até 4 aceleradoras, que poderão tornar-se qualificadas na medida em que algumas das aceleradoras deixem de sustentar o ‘status’ de qualificada, seja por desistência ou por decisão da Coordenação do Programa. Foram consideradas as 4 aceleradoras melhor pontuadas, seguindo a sequência a partir das 12 inicialmente qualificadas.

– Ressaltamos que a limitação de doze qualificadas é devido as limitações de recursos a serem disponibilizados nos projetos das startups durante o biênio 2014-2015. Os recursos estão dimensionados para atenderem a um número médio de 8 projetos/startups em cada aceleradora, em um período de 1 ano e meio.

– O processo de avaliação contou com análises individuais e independentes, realizadas por cada um dos membros da banca, e que sustentavam pontuações conferidas a cada projeto enviado. Este processo foi concluído em uma reunião presencial onde os membros tiveram a oportunidade de apresentar suas análises e discutir em mais profundidade cada um dos projetos enviados. Todo o processo de qualificação seguiu o princípio da ampla participação e concorrência, e o resultado é a conclusão da sugestão dos projetos melhor avaliados pela banca.

– O edital de seleção se refere a qualificação de aceleradoras para a próxima rodada de seleção de startups do programa, que acontecerá a partir da publicação do segundo edital de seleção de startups. Cada edital prevê duas chamadas semestrais de cerca de 50 empresas, cada uma sendo apoiada por até um ano, somando um tempo total de 1 ano e 6 meses de apoio do programa.

– As 9 aceleradoras qualificadas no primeiro edital, portanto, seguem participando do programa Start-Up Brasil até a finalização de aceleração das empresas selecionadas no primeiro edital, do qual as startups selecionadas na primeira rodada ainda estão iniciando seu processo de aceleração.

– Não haverá qualquer prejuízo a startups selecionadas na segunda chamada do primeiro edital de seleção de startups que optaram por serem aceleradas por qualquer uma das 9 aceleradoras qualificadas no primeiro edital de seleção de aceleradoras.

Cabe-nos ainda ressaltar os elogios que a banca de avaliação fez aos projetos enviados, considerados, em sua grande maioria, perfeitamente aptos a participarem do Programa. Este é um indicativo de que o Programa está influenciando o ecossistema de aceleradoras no País, no sentido de transformar positivamente este movimento, tanto em número de aceleradoras como na qualidade das ofertas de serviços que estas apresentam. 

O movimento intenso de envio de propostas, tanto de aceleradoras hoje já qualificadas e atuantes no Programa, bem como de outras que não foram contempladas na primeira edição, e ainda de novas propostas, é um indicativo de que empreendedores, investidores e outros agentes dedicados as práticas de empreendedorismo estão se organizando em torno de instituições como as aceleradoras. As informações que dispomos hoje indicam que o Programa está convergindo para o atendimento de um de seus objetivos, que é o de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de startups por meio do incentivo a aceleradoras. A Coordenação do Programa reforça sua crença neste movimento de estímulo ao surgimento de instituições que suportam o processo de inovação e reitera sua confiança nos investidores privados dispostos a atuar neste tipo de instituição.