Artigo de Igor Mascarenhas, Coordenador de Aceleração do Start-Up Brasil.

O ecossistema brasileiro de startups tem tido uma grande transformação: surgiram diversos programas de fomento, dezenas de aceleradoras e um aumento no número de investidores anjos. Por isso, é comum o empreendedor ter dúvidas sobre o melhor caminho a seguir ou porque escolher o Start-Up Brasil.

O Start-Up Brasil é o programa nacional de aceleração de startups, uma iniciativa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que através da parceria com as aceleradoras incentiva o crescimento das startups. O programa é desenhado considerando as diferentes necessidades durante os distintos estágios de desenvolvimento e possui uma ampla rede de parceiros e benefícios. No entanto é importante realçar que não existe garantia de sucesso; em qualquer história de êxito existiu um mix complexo composto, no mínimo, por muito suor e competência; ninguém será mais responsável do que o próprio empreendedor pelo crescimento da sua empresa.

Salvo as primeiras considerações e baseado no histórico de informações do programa, pode-se afirmar que o maior desafio das startups é a velocidade de execução. Essa pode ser prejudicada pela falta de foco, pelos desafios técnicos, pelo preciosismo da busca do produto perfeito, pelo desenvolvimento desalinhado com as expectativas dos clientes, pelos diversos pivôs e algumas vezes até pela morosidade. Mas, independentemente das causas, ter uma execução rápida e eficaz economiza recursos, mantêm a equipe motivada, dificulta a entrada de novos concorrentes e cria uma boa relação com seus clientes Early adopters, ou seja, resumidamente é determinante no sucesso de qualquer startup.

Ter uma carteira com as melhores aceleradoras do Brasil com diferentes perfis, geografias e competências é um grande ativo para o programa. A possibilidade da startup viver um processo de aceleração com uma instituição que tenha know-how no seu produto ou segmento de atuação reduz o tempo da validação do produto. Por isso, mais importante do que assinar com uma aceleradora qualquer, é escolher A aceleradora que irá auxiliar no desenvolvimento da solução, alavancar o negócio e reduzir drasticamente o tempo para atingir o ponto de equilíbrio financeiro. Por isso, visite os sites, estude os times das aceleradoras, entenda qual faz mais sentido para seu negócio e aproveite o fato de existirem 12 aceleradoras com características diferentes para escolher aquela que será sua melhor sócia no desenvolvimento do negócio. Ainda para melhorar a eficiência de nossas empresas temos uma rede de parceiros que disponibilizam benefícios em licenças de software e serviços que ultrapassam o montante de R$ 1 milhão para cada startup.

Se a aceleradora será o sócio que auxiliará o crescimento da empresa, é necessário ter uma equipe para ser acelerada. O time da startup é um dos critérios do edital de seleção do programa, repetidamente um fator crítico de sucesso para empreendimentos e um dos pontos mais relevante para futuros investidores, por isso o Start-Up Brasil doa até R$ 200 mil em bolsas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atrair talentos e formar o dream team que entregará valor para os clientes. Além de facilitar a formação da equipe, esse recurso ainda mitiga a principal fonte de custos para uma empresa de tecnologia da informação.

Não menos importante, existe um trabalho para contribuir com a comercialização dos produtos: inserções na mídia, participação em feiras setoriais e contatos com potenciais clientes fazem parte do processo do Start-Up Brasil. Baseado numa lógica meritocrática, as startups de melhor desempenho vão gradativamente recebendo benefícios e conexões para facilitar sua penetração no mercado nacional ou inicializar a internacionalização da empresa. Essas ações também são facilitadas pelo fortalecimento da marca e um discurso de vendas que apresenta uma chancela do governo federal e parceiros do programa.

Para as empresas que buscam investimento, ao passar no Start-Up Brasil a startup já entra no radar dos principais fundos de investimento instalados no Brasil. Além disso, são realizados Demodays no Brasil e no exterior apresentando as startups de maior potencial para investidores do Brasil, dos EUA e de toda a América Latina.

Qual é o próximo desafio de sua startup? Em pouco mais de um ano de operação o Start-Up Brasil auxiliou o desenvolvimento de 87 startups. Se você quer acelerar seu projeto startups, chegou a sua vez!

Artigo de Igor Mascarenhas, Coordenador de Aceleração do Start-Up Brasil.