Artigo de Vitor Andrade, Gerente de Operações do Start-Up Brasil.
O Start-Up Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com aceleradoras privadas tem como objetivo acelerar startups de software, hardware e serviços de TI.
As startups selecionadas recebem do Governo até R$ 200 mil em bolsas que podem ser utilizadas pelos empreendedores ou profissionais indicados pore eles, além de participarem de diversas atividades de aproximação com investidores, eventos de capacitação e networking e tem acesso a um Hub internacional no Vale do Silício (EUA). Do lado das aceleradoras, as startups recebem investimento financeiro direto e participam de um programa de aceleração composto de mentorias, capacitações, infraestrutura e serviços de parceiros. Além disso, as aceleradoras realizam investimento financeiro direto nas startups.
Para receber os recursos do Start-Up Brasil, a startup precisa estar associada a uma das aceleradoras qualificadas pelo programa. A escolha por qual aceleradora se associar é uma decisão bastante importante, afinal, é trazer um novo sócio para o negócio. São muitos os fatores que devem ser levados em consideração para escolher com qual aceleradora se associar, dentre eles:
1. PERFIL DE EMPRESAS ACELERADAS: Assim como as startups, as aceleradoras também possuem um público-alvo, portanto é importante entender qual o perfil de empresas que a aceleradora se propõe a acelerar.
• a) Estágio de Desenvolvimento: o estágio de desenvolvimento do projeto é uma variável bastante importante, principalmente se considerarmos que um programa de aceleração acontece em um período curto (4 a 12 meses). Algumas aceleradoras focam em projetos em estágios bem iniciais, enquanto outras exigem um protótipo funcional, base de usuários ou até mesmo com as primeiras receitas.
• b) Características do Negócio: Características da startup são também fatores de segmentação. Algumas aceleradoras,por exemplo, focam em startups que vendem somente para empresas (B2B), outras, projetos para consumidores finais (B2C) ou ambos (B2B e B2C), startups mobile, que gerem impacto social e ambiental positivo ou atuantes em setores específicos da economia como, por exemplo, Educação, Saúde, Varejo, outras.
2. METODOLOGIA DE ACELERAÇÃO: As aceleradoras oferecem uma série de atividades de mentoria, acesso a investidores e clientes, capacitação, consultorias e benefícios de parceiros, que são combinadas de formas diferentes por cada aceleradora. O empreendedor deve verificar qual a metodologia de aceleração é aderente às suas necessidades pessoais e do negócio.
3. QUALIFICAÇÃO DA REDE DE MENTORES: um dos principais componentes dentro de um processo de aceleração são as mentorias, Mentores são empreendedores, investidores e profissionais experientes que podem orientar a startup, a partir de seus aprendizados, no processo de construção do seu negócio, apresentando caminhos e principalmente fazendo as perguntas certas para que o empreendedor chegue às suas próprias conclusões. É importante, portanto, conhecer a rede de mentores disponibilizadas pela aceleradora.
4. HISTÓRICO DA EQUIPE DE GESTÃO E DA ACELERADORA: as aceleradoras são normalmente lideradas por empreendedores, investidores ou ex-executivos com o apoio de uma equipe (bastante enxuta) para acompanhar as startups ao longo do processo de aceleração. A experiência da equipe da aceleradora na criação, crescimento e gestão de negócios/projetos inovadores é um fator importante a ser analisado. Outro aspecto importante a ser avaliado é o histórico da aceleradora, incluindo dados sobre o crescimento/mortalidade/captação de investimento do portfolio de empresas que já foram aceleradas.
5. CONDIÇÕES CONTRATUAIS: Além do programa de aceleração, as aceleradoras realizam investimento financeiro direto nas startups em troca de participação acionária. O dinheiro é um survival money ofertado às startups para permitir aos empreendedores dedicar-se exclusivamente durante o período de aceleração e demonstrar sua capacidade de execução com poucos recursos. A aceleradora se torna sócia do negócio e vai trabalhar para que ele cresça de forma acelerada, pois só assim ela obtém retorno em seu investimento. É importante avaliar as condições contratuais oferecidas pela aceleradora, mas esse não deve ser o principal critério de sua avaliação.
No momento da submissão do seu projeto ao Start-Up Brasil, você deverá indicar até 6 (seis) aceleradoras com quais tem interesse em se associar e para isso é essencial conhecê-las e avaliar o quanto o modelo da aceleradora é aderente à sua realidade e pode ajudá-lo a avançar para os próximos estágios de desenvolvimento. Para a 2a edição do programa (2014/2015), foram qualificadas pelo Edital MCTI/SEPIN/Start-Up Brasil no 01/2013 12 (doze) aceleradoras, com atuação em 7 estados em 3 regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul), são elas:
– 21212
– Baita
– Pipa
– TechMall
– Ventiur
– Wayra
– Wow
Informações sobre as aceleradoras qualificadas, incluindo metodologia de aceleração, cidades de atuação, perfil das empresas aceleradas, investimento financeiro realizado por startup e participação acionária estão disponíveis na página de cada aceleradora no site do programa Start-Up Brasil em https://startupbrasil.org.br/quem-aceleradoras/
Boa escolha e boa sorte!
Vitor Andrade, Gerente de Operações do Start-Up Brasil.