Na última sexta-feira, 29 de agosto de 2014, aconteceu em São Paulo o evento “Construindo startups de classe mundial”. Participaram como conferencistas uma série de representantes de entidades ligadas a inovação e autoridades políticas.

O ponto alto do evento foi o programa TechSampa, um programa com várias iniciativas, que teve seu decreto (leia) assinado na ocasião pelo prefeito Fernando Haddad e pelo presidente do BNDES Luciano Coutinho. Explicado pelo Secretário de Finanças Marcos Cruz e pelo Secretário de desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Antônio Henrique, o programa será gerenciado pela SP Negócios; ainda está sendo detalhado e está previsto para o início de 2015.

tech_sampa_startup_brasil

As iniciativas previstas no Tech Sampa incluem hackathons (maratonas de programação de sistemas), o Laboratório de Mobilidade (ITS), o programa Vai Tec (voltado a jovens de baixa renda que querem desenvolver seu primeiro negócio), pré-aceleração de startups e capitalização em parceria com o BNDES.

O Tech Sampa prevê que  que cada startup selecionada no Start-Up Brasil e acelerada em uma aceleradora do programa em São Paulo vai receber um subsídio extra da prefeitura, que pode ficar entre 25 e 50 mil Reais. A prefeitura também vai sediar a operação do Start-Up Brasil e apoiar a promoção  eventos do programa (Welcome Aboard e Demo Day) na cidade.

Confira neste link vídeos explicativos sobre o Tech Sampa.