Uma das parceiras institucionais do programa Start-Up Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abriu inscrições para startups interessadas em participar, em março de 2015, do evento South by Southwest (SXSW), um grande, importante e badalado festival de música, tecnologia e cinema realizado anualmente (desde 1987) em Austin (Texas, Estados Unidos). A seleção também dá direito a participar de uma programação paralela organizada pela Apex-Brasil.

As inscrições podem ser enviadas até o dia 14 de novembro. CLIQUE AQUI para entender os critérios deste edital. As startups interessadas em participar da iniciativa devem se inscrever neste outro link.

Participação brasileira

O evento promove a convergência de novas tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc. Em 2014 aconteceu a primeira participação mais expressiva do Brasil no festival. Coordenada pela Apex-Brasil, 28 empresas, sendo 16 delas startups e as outras 12 ligadas ao setor de economia criativa, fizeram parte do SXSW. Veja matérias sobre como foi a participação.

Os projetos serão avaliados para participarem em 2015 sob os seguintes aspectos: maturidade, modelo de negócios e currículo dos membros da equipe. Os selecionados receberão treinamento para a apresentação a investidores estrangeiros (pitch training) e a inscrição no evento. Além disso, vão integrar a agenda preparada pela Agência com importantes players do mercado, e participar da sessão Platinum Startup, na qual poderão ter acesso individual, por cinco minutos, a investidores estrangeiros, mentores e parceiros estratégicos. Despesas com passagem e hospedagem não estão incluídas.

Jayme Queiroz, da Gerência de Investimentos da Apex-Brasil, explica que garantir a presença de startups brasileiras em um ambiente já consolidado como o South by Southwest colabora para o posicionamento do Brasil como mercado relevante no cenário da inovação e possibilita a geração de negócios. “A Apex-Brasil segue desenvolvendo papel expressivo no fomento às startups brasileiras e fortalecimento do ecossistema. Um dos nossos principais trabalhos é aproximar nossos empreendedores de investidores estrangeiros, para que consigam se desenvolver, consolidar e crescer ainda mais”, avalia.

Startup Village

Para a edição de 2015 do SXSW, espera-se que temas como tecnologia e internet, com destaque para as tecnologias de smart data, entretenimento, redes sociais e de conteúdo, sejam bastante relevantes. Mas também haverá espaço garantido para produtos ou serviços ligados ao complexo da saúde, para os dispositivos vestíveis (wearables) e, “sem dúvida”, acrescenta Jayme, “para as startups altamente inovadoras”.

Assim como na edição de 2014, haverá uma programação exclusiva para essas empresas, chamada de Startup Village, contendo painéis e conferências. Dentre as ações programadas, há ainda a SXSW Accelerator 2015, uma competição que congrega startups do mundo todo, diretamente promovido pela organização do festival.  De acordo com dados do próprio evento, desde 2009 aproximadamente 260 startups já participaram da competição das aceleradoras, dentre as quais quase metade recebeu financiamento e, juntas, as finalistas receberam US$ 1,75 bilhão em recursos.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam a promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e nove Escritórios de Negócios atuando em importantes mercados globais, como plataformas destinadas a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.

Os Escritórios de Negócios estão localizados na Ásia (Pequim – China), Oriente Médio (Dubai – Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami e São Francisco – EUA), América do Sul (Bogotá – Colômbia), América Central e Caribe (Havana – Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas – Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda – Angola).

A Apex-Brasil atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização, especialmente em inteligência de mercado, qualificação empresarial, promoção de negócios e imagem e atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).