No último dia 3 de fevereiro aconteceu o evento de boas-vindas Welcome Aboard da Turma 3 do Start-Up Brasil (edital 2014, primeira rodada), que teve como objetivo apresentar o programa e parceiros às 46 novas startups que acabam de ingressar no programa. Em sua terceira turma, o Start-Up Brasil, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com gestão operacional da Softex, trouxe empresas de nordeste a sul do Brasil e em diversos setores da economia, sendo Transporte e Logística, e o setor de Varejo, os que mais receberam empresas.

“Acelerar uma nova turma é um muito importante para o Programa. Temos o compromisso de fomentar empresas para incentivar o ecossistema empreendedor do país a se qualificar ainda mais e esse modelo tem se mostrado eficiente”, diz Felipe Matos, gestor do Programa Start-Up Brasil.

O Welcome Aboard é o evento que marca oficialmente a entrada das empresas apoiadas pelo Programa Nacional de Aceleração. É um dia dedicado às startups, com palestras de negócios, cultura empreendedora, parceiros como IBM e SalesForce, além da presença de cerca de 50 mentores, que realizam mentorias em marketing, business, vendas, comunicação, entre outras.

“Buscamos trazer o melhor conteúdo possível às startups por meio de pessoas influentes e conhecedoras de negócios em empreendedorismo e inovação. Estamos muito contentes em iniciar uma nova turma e damos às boas-vindas à turma 3 do Programa”, conclui Matos.

Perfil da Turma 3

IMG_6398

Foto: Angela Kagueyama, Agência Clicked

O Start-Up Brasil funciona por meio de editais, sendo dois ao ano: um para aceleradoras (as inscrições para novas aceleradoras terminou no último dia 31 de janeiro de 2015) e outro para startups, com duas rodadas semestrais, ainda sem data para abrir este ano.

Nessa rodada, o Start-Up Brasil apoiará 46 novas startups da Turma 3, sendo 38 startups nacionais e 8 internacionais. O estado mais representado dessa edição foi São Paulo com 15 empresas, seguido de Rio Grande do Sul com seis, Rio de Janeiro com quatro, Bahia e Pernambuco com três startups cada, Paraíba e Santa Catarina com duas e Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais com uma empresa cada. Com relação às startups internacionais, entraram para o Start-Up Brasil, duas startups dos Estados Unidos, e uma empresa da Suíça, Argentina, Itália, Alemanha, Equador e Uruguai.

O tamanho médio das equipes é composto por cinco pessoas e os setores mais presentes são: Varejo e Transporte e Logística com cinco startups cada um; Mídia e Comunicação e o setor de Saúde com quatro empresas cada; e os setores de Agronegócio, Arquitetura e Construção, Gestão Empresarial, Entretenimento, Eventos e Turismo, e Moda e Beleza com três empresas cada. Outros setores contemplados foram: Alimentos e Bebidas (2), Educação (2), Energia (2), Aeroespacial (1), Finanças (1), Petróleo e Gás (1) e TI e Telecom (1).

Durante um ano, do começo de 2015 ao começo de 2016, a Turma 3 receberá as bolsas do Programa Start-Up Brasil de acordo com o solicitado e aprovado no edital, além de trabalhar ao lado das aceleradoras qualificadas do Start-Up Brasil para essa turma, que são: 21212, Acelera Cimatec, Acelera MGTI, Aceleratech, Baita, Cesar Labs, Pipa, Start You Up, TechMall, Ventiur, Wayra e WOW.

Conheça todas as startups do Programa: https://startupbrasil.org.br/quem-startups/

Para conhecer a Turma 3, no menu de busca, clique em “Edição/Rodada”, selecione “Turma 03 (2014) e clique em buscar.