Dizem que o ano começa depois do Carnaval. Bom, se é isso mesmo, como será 2015 para o cenário empreendedor? Para alguns, será um ano desafiador com uma economia desacelerada, para outros um ano de amadurecimento e consolidação do setor, e para outros ainda, um ano com oportunidades em nichos específicos. Porém, o que se percebe é que 2015 será certamente um ano de muito trabalho para fortalecer o ecossistema empreendedor e inovador do país, no qual startups terão que se aprimorar para competir em um mercado cada vez mais acirrado.

Para entender melhor as expectativas, o Start-Up Brasil perguntou às aceleradoras do Programa, como elas enxergam o cenário de aceleração e seu ecossistema daqui para frente? Confira 5 aceleradoras do Programa que responderam a essa pergunta:

ACELERA PARTNERS
Basedo nos “trends” globais, o ano de 2015 será um ano de “profissionalização” e “seleção natural” das aceleradoras.  Nós antevemos um ano de consolidação no mercado de aceleradoras bem como a tendência de algumas especializações, como é o caso das aceleradoras temáticas ou “vertical accelerators” (isto é, focadas em indústrias e/ou setores específicos como healthcare, financial services, energia, etc). 
Beny Rubinstein, President & CEO da Acelera Partners

VENTIUR
Entendo que 2015 será um ano de amadurecimento do mercado. Apesar do cenário econômico adverso, as startups são, cada vez mais, fontes de inovações e alternativas para experimentação de novos modelos de negócios, inclusive para empresas de maior porte.  Por parte da Ventiur, estamos investindo de forma crescente e apostando na consolidação do ecossistema.
Sandro Cortezia, Co-fundador e CEO da Ventiur

ACELERA MGTI
Considerando o atual cenário econômico do país, o ano de 2015 promete ser um ano de difícil acesso ao capital de risco no Brasil, o que levará as startups a focarem em geração de receita. Acreditamos que ainda existam boas oportunidades e aqueles que executarem bons projetos poderão sair na frente dos concorrentes, que estarão colocando o pé no freio.
Felipe Byrro, COO da Acelera MGT

21212
Em 2015, acreditamos que o mercado digital manterá a sua tendência de crescimento, muito sustentada pelos números expressivos do setor, como a penetração de acesso à internet, a quantidade de smartphones comercializados e o crescimento do consumo através de produtos e serviços digitais. Não há dúvidas de que existem consumidores esperando produtos e serviços que resolvam melhor os seus problemas. Entretanto, deve existir dificuldade para levantar rounds de investimento no mercado como um todo, o que significa que startups devem se dedicar – desde que de acordo com o seu momento – em buscar o crescimento consistente de receita, de forma a melhorar o seu posicionamento em negociações e não depender apenas de investimentos externos. Apesar do pessimismo em muitos mercados, a 21212 aposta que este será um ano de oportunidades para empreendedores que continuarem lutando pelo crescimento das suas empresas e para investidores que apostarem no futuro promissor delas.
Frederico Lacerda, Sócio-fundador da 21212

ACELERATECH
O setor empreendedor no Brasil está amadurecendo muito rapidamente. Veremos certamente mais startups com números de faturamento relevantes e fundamentos de negócio cada vez mais sólidos, um sinal deste amadurecimento. Acreditamos que modelos que otimizem mercados ainda rudimentares no Brasil tendem a ser cada vez mais populares, no modelo “O Uber do…”. Também acreditamos que alguns mercados, como o da saúde, passam a contar com startups cada vez mais preparadas. Devemos ver um número maior de empresas estruturadas para competir globalmente e utilizando o Brasil como o seu primeiro mercado teste. Mesmo com a economia apresentando sinais negativos, acreditamos que o mercado de investimentos em startups não deve esfriar consideravelmente. O que não significa que as startups não devam se adaptar a esta situação econômica em seus negócios. Vendas e break-even ainda são a melhor rede de proteção em mares turbulentos.
Pedro Waengertner, Co-Fundador da Aceleratech

Saiba mais sobre as aceleradoras do Programa Start-Up Brasil em: https://startupbrasil.org.br/quem-aceleradoras/