Estiveram presentes representantes de grandes empresas, órgãos públicos, acadêmicos e startups para discutir e propor inovações para o setor

Aconteceu em Belo Horizonte nesta terça-feira, 14 de abril, o evento “Mobilidade Urbana – Carros Conectados e Cidades Inteligentes”. A iniciativa foi realizada pela aceleradora Techmall em parceria com a Netbee, startup que desenvolve e fornece soluções no estado-da-arte em ITS (Intelligent Transportation Systems) para melhoria da segurança, mobilidade urbana e desempenho veicular.

O objetivo do evento, que acontece a cada 2 meses, é fomentar a inovação e a formação de novas parcerias pela interação entre a academia, governo, mercado, sociedade e os agentes do meio tecnológico, por meio da discussão de temas de relevância para as startups e para setores estratégicos da economia brasileira.

A discussão mediada por Gibram Raul (CEO da Netbee) e pelos mentores Paulo Almeida (pesquisador e professor do CEFET) e Marcos Pinotti (pesquisador e professor da UFMG) teve como foco principal favorecer a troca de conhecimentos com ampla discussão do grande desafio de tornar o caos das cidades atuais em cidades habitáveis, seguras e agradáveis para se viver. Incitando, assim, iniciativas e reflexões para esta transformação.

Segundo Gibram, para que o panorama de carros conectados e cidades inteligentes se torne realidade, há grandes desafios a superar. Algumas perguntas que surgem são:

  • Como serão os carros nos próximos anos?
  • As montadoras dependerão de inovação para não se tornarem apenas fornecedoras de peças mecânicas?
  • As empresas de TI serão as principais responsáveis por agregar valor aos veículos da nova geração?
  • As cidades suportarão a infraestrutura necessária para que tudo funcione de forma interligada e que permita a convivência deste sistema integrado de forma uniforme e eficaz?
  • Os motoristas estarão preparados para conviverem com sistemas de monitoramento sem sentirem sua privacidade invadida?
  • Haverá uma legislação permitindo que tudo funcione em perfeita ordem e que não tenda ao caos?
  • Sistemas de pagamentos de passagens, conhecidos como bilhetagem eletrônica, serão únicos?
  • Quais são os projetos na área de mobilidade e transporte e o que estão fazendo para transformar este setor?

Todas essas e outras perguntas foram discutidas pelo público presente e pelos debatedores convidados, compostos por: Rafael Caetano (Responsável pela área de Análises Digitais da Porto Seguro), Renato Guimarães (Sub-Secretário de Transportes e Regulação do Estado de Minas), Guilherme Pereira (Pesquisador UFMG na área de veículos autônomos), Guilherme Leiva (Departamento de Transportes CEFET), Capitão Thiago Miranda (Corpo de Bombeiros), Mathias Antônio (Sócio fundador da Empresa1, de bilhetagem eletrônica), Ermir Melo (Diretor Geral da HTP Solution), Marcelo Fantini (Responsável pela área de Pesquisa de Mercado e Business Intelligence da FIAT Chrysler), Mateus Silveira (Visão de futuro e inovação criativa da FIAT Chrysler).

Há solução para a mobilidade urbana?

Do ponto de vista do Capitão Thiago, a tecnologia tem muito a acrescentar para o trabalho dos policiais, bombeiros e órgãos públicos em busca do aumento da segurança dos cidadãos. “BH tem 48 veículos roubados por dia, 2 por hora”, diz. Segundo o Capitão, muitas vezes as informações sobre o ocorrido não chegam a tempo aos agentes de segurança ou não são precisas, o que faz com que muitos desses bens não sejam recuperados a tempo. “Temos sempre buscado soluções que possam nos auxiliar” comenta. Thiago ainda acrescenta que o sucesso para eles, policiais, bombeiros e guardas municipais, é ter a tecnologia permitindo que sejam acionados de forma ágil em suas regiões para resolverem algum problema. “Os policiais tem muita vontade de ajudar, mas eles estão “cegos” em meio a uma cidade gigantesca e ficam em busca de informações precisas para chegar ao local rápido. Só quem já sofreu um trauma, um assalto é que sabe a diferença que faz ter o mais rápido possível esse policiamento chegando. Nós temos a expectativa de levar essas inovações e soluções para dentro desses órgãos”, diz Thiago ao comentar a respeito da solução criada pela Netbee em parceria com a polícia.

Ao tratar do uso da tecnologia para veículos autônomos, para Guilherme Pereira, pesquisador da UFMG na área, ainda existe muito o que desenvolver para que esses carros cheguem ao mercado, já que os custos da tecnologia ainda inviabilizam a comercialização. Grande parte dos acidentes acontecem devido à distração dos motoristas e, para Guilherme, os veículos autônomos poderiam ser a solução para evitá-los, provendo a segurança ativa aos usuários. Por outro lado, para Ermir Melo, diretor geral da HTP Solution, será necessária a mudança cultural do cidadão para que o mesmo tenha coragem de ser conduzido por um veículo sem motorista. Ainda assim, Ermir acredita que este processo poderá ocorrer naturalmente com o usufruto dos benefícios agregados a essa tecnologia, incluindo a comodidade e redução de acidentes.

Rafael Caetano, responsável pela área de Análises Digitais da Porto Seguro, complementa que, à medida que os riscos e frequências de colisões e roubos diminuem, é necessário que as seguradoras invistam na transformação. “A gente está investindo muito forte na prestação de serviços. Vamos ter que criar, inovar e investir em soluções para agregar valor às pessoas, que não terão mais esses problemas de colisões com tanta frequência. A grande questão ainda é em quanto tempo isso será realidade, em quanto tempo o carro funcionará de forma autônoma e segura”, diz Rafael.

O evento prosseguiu com um momento de confraternização e networking entre os convidados.

O próximo evento setorial está previsto para acontecer no Techmall em junho e será realizado envolvendo o setor de Big Data. Acompanhem!!

Site: www.techmallsa.com.br