Levantamento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Startups e com o Start-Up Brasil; empresas de todo o país também podem participar voluntariamente O que os empreendedores brasileiros esperam dos investidores e quais atributos são mais valorizados? Essas são algumas das perguntas que uma pesquisa inédita, encomendada pela Redpoint e.ventures – firma líder de capital empreendedor que faz investimentos em empresas de tecnologia em estágio inicial – procurará responder. O levantamento, feito em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e com o Start-Up Brasil, incluirá empresas de todo o país. Trata-se da primeira pesquisa do gênero realizada no país com o objetivo de traçar um raio-x sobre o que os empreendedores pensam quando buscam financiar suas empresas de rápido crescimento. “Apesar de pesquisas desse tipo serem muito comuns nos EUA, nada assim havia sido feito no Brasil até agora. Está em nosso DNA o fomento do ecossistema empreendedor brasileiro, e esse trabalho vai ajudar a entender um setor que, apesar de estar em rápido crescimento e amadurecimento no país, ainda está apenas no início, que é o mercado digital e de startups”, afirma Anderson Thees, sócio da Redpoint e.ventures. De 15 de abril a 1 de maio de 2015, as empresas que fazem parte da rede da Redpoint e.ventures, da ABStartups e do Start-Up Brasil receberão um questionário para poderem participar. As perguntas foram elaboradas a partir do resultado de uma primeira fase da pesquisa, realizada no final do ano passado e que consistiu em 19 entrevistas – 10 com empresas do portfólio do fundo e outras 9 com outras startups. “Essa primeira parte nos forneceu informações muito valiosas sobre como o empreendedor pensa e quais características ele valoriza nos investidores que procura ou cujas propostas analisa”, explica Thees. “Agora, esta nova fase, que inclui mais empresas, dará uma dimensão numérica mais ampla para as características que aquelas primeiras startups já haviam apontado como as mais importantes.” PARCEIROS O Programa Nacional de Aceleração Start-Up Brasil, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com gestão operacional da Softex, divulgará a pesquisa para sua rede composta por 17 aceleradoras e 183 startups em todo o país. “As startups enfrentam diversos desafios no decorrer de sua trajetória. Ao buscar investidores, elas estão na verdade buscando parceiros que vão ajudá-las em seu processo de crescimento. Para que esse relacionamento seja bem sucedido, é essencial que os investidores conheçam as expectativas do empreendedor, para assim, entregarem uma proposta mais aderente à realidade das empresas. Pesquisas como essa são muito importantes, pois trazem a perspectiva do empreendedor nesse processo”, comenta Vitor Andrade, gestor do Programa Start-Up Brasil. Já a ABStartups fará uma campanha de engajamento junto à base de empresas e associados, convidando todos a participarem voluntariamente do levantamento. A associação também irá usar a capilaridade de seu Comitê de Comunidades de Startups para realizar ações de sensibilização em mais de 15 estados onde possui representantes. “Essa é uma pesquisa inédita que mostra um retrato do empreendedorismo de startups no Brasil sob o ponto de vista do próprio empreendedor. Parcerias como esta, feita entre três importantes atores no ecossistema, ajuda a fortalecer o ambiente empreendedor no país e dar mais visibilidade sobre os aspectos relevantes deste mercado”, afirma Gustavo Caetano, presidente da entidade. Empreendedores de todo o país também poderão participar. Basta acessar o hotsitehttp://pesquisa.rpev.com.br/2015/.  Os resultados serão apresentados em maio de 2015. Aguardem!! Screen Shot 2015-04-20 at 10.22.15