O que tem no smartphone dos brasileiros? Quais são nossos apps preferidos? O Opinion Box, empresa da Turma 1 do Programa Start-Up Brasil, descobriu para você!

O COO do Opinion Box, Felipe Schepers, apresentou um verdadeiro diagnóstico do usuário de smartphones no Brasil. Em uma pesquisa realizada pela startup, em parceria com a Mobile Time, 1.280 internautas brasileiros foram questionados sobre seus hábitos no consumo de aplicativos móveis. A competição é acirrada entre os apps e eles só aumentam!!

O próprio Felipe nos conta um pouco sobre a pesquisa. Confira:

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A primeira informação que nos chamou a atenção foi que apenas 15% dos internautas disseram baixar apps pagos para seus smartphones. Os números mostram uma queda significativa em comparação aos resultados de 2014, quando 33% disseram já ter baixado pelo menos um aplicativo pago.

Quando questionados sobre o motivo de não pagar pelos apps, 46% disseram não ver necessidade e 24% afirmaram não encontrar um que valha a pena. Apenas 10% disseram que o motivo era a falta de cartão de crédito. Ou seja, o que pesa mesmo é a falta de interesse e atratividade dos apps pagos disponíveis em comparação com os gratuitos.

A tela principal

E se você pudesse ter um único aplicativo no seu telefone? Para muitos, essa pode não ser uma pergunta muito simples de responder. Mas, tivemos um grande vencedor na pesquisa: o Whatsapp é, disparado, o aplicativo indispensável para os brasileiros. 53% não abrem mão do app de mensagens instantâneas, seguido pelo Facebook (10%), com o Google Chrome e Google empatados na terceira posição (3% cada).

A pesquisa também descobriu como é a tela principal média dos smartphones brasileiros, ou seja, quais são os 20 principais aplicativos na tela dos usuários. Além das redes sociais, dos comunicadores e do Google, os serviços de localização, como Waze e Google Maps, aparecem em peso. O único jogo que aparece é o Candy Crush. E os únicos aplicativos ligados a empresas são os de bancos.

Segurança e backup

Outro ponto que chama a atenção nos resultados da pesquisa é a preocupação cada vez maior dos usuários com backup e segurança. 51% dos participantes da pesquisa afirmaram que usam algum tipo de antivírus e 39% recorrem a algum serviço de backup para não perder suas fotos, músicas e arquivos. Os serviços mais utilizados são o Dropbox (25%) e os produtos da Google, como o Google Drive, que, somados, chegam a 33%.

É curioso reparar também que a preocupação com backup é maior entre os mais jovens. Entre os respondentes de 16 a 29 anos, 45% utilizam serviços de backup. Já entre os acima de 50 anos, apenas 26% fazem backup dos seus arquivos.

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