Começamos 2016 há poucos dias e muito nos perguntamos sobre como serão os meses daqui para frente no setor de empreendedorismo e inovação. Será desafiador como 2015 ou enfrentaremos menos obstáculos?

Estudiosos e economistas não se mostram muito favoráveis ao cenário econômico de 2016 e a volta do crescimento do país. Porém, empreendedores sabem que tempos de crise os fortalecem e os possibilitam criar novos produtos e serviços que resolvam problemas reais. A crise traz inúmeros desafios, que as startups podem ajudar a resolver. E, já que o ano será assim, vamos começar desde agora!

Veja opinião do gestor do Programa Start-Up Brasil e de algumas aceleradoras sobre como será o ano. Bom 2016!!

Vitor Andrade, Gestor do Programa Start-Up Brasil
Temos um contexto desafiador, mas com ele também aparecem novas oportunidades.  2016 será um ano de solucionar “dores” relevantes de pessoas e empresas, principalmente aquelas que ajudem na redução de custo ou na criação de novas fontes de receita. É o ano de focar no essencial. As startups precisam ser criativas para identificar essas oportunidades que muitas vezes estão escondidas e rápidas para desenvolver novos produtos. Startups constroem soluções inovadoras em um ambiente incerto, aprendendo a fazer muito com poucos recursos, por isso considero que estão preparadas para esse desafio.

Filipe Pessoa, CESAR.Labs
O ano de 2015 foi difícil devido aos fatores conjunturais que o Brasil enfrenta. Focamos em nosso portfólio e nos preparamos para 2016. Esperamos nesse ano acelerar ao menos 10 novas startups. Além disso, queremos ampliar nossa equipe com a entrada de novos co-investidores. Do nosso portfólio atual composto por 7 empresas, esperamos que ao menos duas recebam capital de outros investidores para ampliar a velocidade de entrada no mercado.

Flávio Marinho, Acelera Cimatec
Nossa expectativa é que 2016 seja um ano em que precisaremos fazer mais com menos recursos e isso só poderá ser feito com muita inovação e alinhamento com as parcerias que construímos nos últimos anos.

Entusiasmo para manter o ritmo e articulação, para evitar retrabalhos e dar vazão aos nossos potenciais, são as questões de ordem para nossa aceleradora.

Milton Sousa, 85 Labs Aceleradora
Com as diversas iniciativas de fomento ao empreendedorismo que foram conduzidas no Nordeste em 2015, como exemplo o Startup Weekends, Next, entre outros, esperamos um 2016 ainda mais empreendedor. Apesar da crise, vemos um crescente número de pessoas com vontade de empreender ou já empreendendo no campo das startups. Por outro lado, no que diz respeito ao investimento, acreditamos que a oferta será reduzida, o que obrigará os empreendedores a recorrerem cada vez mais ao bootstrapping (criar sua startup com recursos próprios e gastos reduzidos). Pontos positivos e negativos na balança, o que esperamos realmente é um 2016 muito empreendedor! Vamos pra cima!

Caroline Piguin, Aceleratech
Acreditamos que 2016 ainda será um bom ano para empreender. Sabemos que momentos de crise são sempre oportunidades para as startups. Entendemos também que existe uma certa dificuldade no quesito investimento, porém se a economia for direcionada no próximo ano, esse cenário será normalizado. Quanto às startups, o Bootstrapping torna-se mais fundamental do que nunca, e essa é a dica para os empreendedores. Faturem o quanto antes e tornem o crescimento estruturado sua prioridade.

Rosana Fernandes, Baita Aceleradora
Grandes desafios em 2016 trazem, ao mesmo tempo, muitas oportunidades para o ecossistema de empreendedorismo nacional. Apesar do aumento da aversão a risco, sabemos que startups que resolvem problemas relevantes da sociedade, não sofrerão impactos maiores – ao contrário – se estiverem bem estruturadas e conhecerem bem seu mercado, há uma grande chance de sucesso e de despertar interesse de investidores.

Filipe Garcia, WOW
Desejamos que 2016 seja um ano mais empreendedor, com mais pessoas ansiosas por resolverem problemas através de produtos ou serviços que entreguem valor. Acreditamos que resolver problemas é a melhor forma de reclamar da situação atual, do que está posto. E que esses empreendedores (e empreendedoras!) saibam que podem contar com a ajuda das aceleradoras, seja através de investimento, mentoria, eventos, cursos, conversas ou até mesmo uma simples troca de ideias. Que em 2016 o ecossistema de startups no Brasil se consolide ainda mais e promova mais impacto nos cenários econômico, social e político do país, seja através da atração de investidores externos, da geração de emprego e renda ou de ajuda na elaboração de políticas que estimulem o empreendedorismo. Em 2016, queremos que as startups assumam posição de liderança para ajudar o Brasil a ser novamente reconhecido como gigante pela própria natureza.

Conheça mais sobre nossa rede de aceleradoras: https://startupbrasil.org.br/quem-aceleradoras/