A rede social Hookit mudou seu modelo de negócio e aposta em ofertas para mercado B2B

Acelerada pelo Start-Up Brasil e a Ventiur, e apoiada com recursos do Tecnova/FINEP, o Hookit ingressou na área de Inteligência Artificial e está desenvolvendo um robô (bot), para o mercado de moda, baseado em recursos de websemântica e aprendizado de máquina, que atua como um “personal stylist”. O objetivo do robô personal stylist é auxiliar e-commerces, aplicativos e portais de moda a interagir com o seu público de forma individual e especializada com o intuito de fomentar as vendas.

Apelidado de Style BOT, o sistema permite que sites e aplicativos aprendam sobre os comportamentos de seus consumidores, interagindo com eles como um consultor de moda e estilo, resolvendo dúvidas e fazendo recomendações de acordo com as preferências de cada um. Acessando – http://b2b.hookit.cc – é possível conhecer mais detalhes deste robô.

Parece que a tecnologia da inteligência artificial conquistou de vez o Hookit. Em uma oportunidade identificada pela Ventiur, a startup uniu forças com o Portal Qualis (www.portalqualis.com.br) para aplicar as tecnologias de Inteligência Artificial no serviço de telemedicina prestado pelo portal. O sistema utiliza de forma complementar Representação de Conhecimento (Knowledge Representation) e Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) para representar e padronizar procedimentos para a tomada de decisão e reconhecer as mudanças a serem incorporadas aos procedimentos padronizados.

Machine Learning é o futuro
Segundo o Gartner Group, os algoritmos serão os responsáveis por acelerar o valor da economia digital e o aprendizado de máquina uma das dez tendências que irão mudar o mundo nos próximos anos. Além disso, o Gartner defende que os algoritmos – sistemas de resolução de problemas – irão assumir muitas ações que os seres humanos executam atualmente. (Fonte:  http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40921&sid=97#.VsHfSpMrJE4)

Se na moda o Hookit criou um Style BOT, na medicina parece estar criando um Doctor BOT. Originalmente concebido para ser uma rede social de moda para consumidores, o Hookit vem pivotando (linguagem do meio empreendedor para indicar uma mudança) seu modelo de negócio e direcionando esforços para o mercado B2B (business to business). A rede social, no entanto, segue ativa – www.hookit.cc –  como um laboratório para testes das tecnologias e engajamento da comunidade de moda em torno do assunto.

Para o mercado B2B, o Hookit oferece quatro ferramentas tecnológicas com base em Inteligência Artificial:

1.Sistema de Recomendação
Com base nas interações dos consumidores, através de seu histórico de acesso a sites e as redes sociais, como o Facebook, o Sistema de Recomendação traça um perfil personalizado do usuário e, assim, recomenda produtos que se encaixam em seu gosto e estilo. Potenciais beneficiários: e-commerces de moda, marketplaces de moda e lifestyle.

2. Processamento de Linguagem Natural
É a parte “humana” do robô. Funciona como um personal stylist respondendo a dúvidas e dando sugestões de produtos e looks. Quem nunca ficou sem saber qual tipo de tênis combina com aquela saia jeans que está há tempos no fundo do armário? Ou qual o melhor look para ir a um casamento no campo? Potenciais beneficiários: e-commerces de moda, marketplaces de moda e lifestyle.

3. Busca Semântica
Através do tratamento de problemas de ortografia, incorporação de sinônimos e análise de conceitos existentes nos termos de pesquisa, o módulo de Busca Semântica identifica itens de interesse do usuário que não constam em sua busca original.

Por exemplo, uma pesquisa por Vivienne Westwood num sistema tradicional de busca pode não trazer resultados como produtos com a estampa dos britânicos do Sex Pistols, no entanto, a estilista tem relação direta com o movimento punk e provavelmente um consumidor interessado nela também se interessaria pela banda ícone punk. Potenciais beneficiários: e-commerces de moda, marketplaces de moda e lifestyle.

4.Análise e Classificação de Textos
O módulo de Análise e Classificação de Textos identifica termos ao longo do conteúdo de um texto e associa produtos ou outros elementos a partir desta leitura.

É um leitor digital bastante eficiente para blogs e portais que queiram associar produtos ao seu conteúdo de forma inteligente e automatizada. Potenciais beneficiários: e-commerces de moda, marketplaces de moda e lifestyle, portais de conteúdo, plataformas de conteúdo vertical, blogs.

Se Interessou? Manda um e-mail pra eles: [email protected].