Neste post nosso parceiro Tiago Yonamine, CEO da Trampos.co, traz 5 dicas de livros que inspiraram seu trabalho. Esperamos que inspire o seu também. Boa leitura.

Sou formado em Design com especialização em Sociologia. Disciplinas como Administração, Gestão Empresarial e Negócios nunca fizeram parte do meu currículo formal. E também nunca pensei que fosse precisar delas: no meu caso, ter uma empresa não era o que eu havia planejado para minha carreira. Mas (felizmente!) aconteceu. E, hoje, acredito que teria economizado algum tempo e bastante batidas de cabeça, se tivesse aprendido essas disciplinas em algum momento da vida acadêmica.

Por isso, além do conhecimento empírico, acabo me apoiando bastante em literaturas sobre pessoas, produtos e processos semelhantes às situações que são comuns a maioria dos empreendedores. É didático. E um bocado terapêutico também.

Compartilho com você alguns livros que me inspiraram nesse rolê:

A Startup Enxuta

Eric Ries (Editora Leya)

Hoje o processo pode parecer natural, entretanto o livro de Eric Ries que emergiu os conceitos de criação e administração de empresas com base no ciclo “construir, medir e aprender”, executado no menor tempo possível e com o mínimo de recursos necessários. No trampos, a demanda foi validada através de um MVP (Mínimo Produto Viável) feito com uma conta no twitter. Difícil ser mais enxuto que isso, né?

Rework

Jason Fried e David Heinemeier Hansson (Editora Random House)

Escrito pelos sócios do BaseCamp e também criadores do Ruby On Rails, o Rework apresenta conceitos que obtiveram através dos resultados da vivência dos autores em suas próprias empresas. É um livro de receitas para abrir sua mente às novas ideias, mas, como qualquer receita, cabe a cada um adicionar seu toque pessoal. É motivador.

Satisfação Garantida: No Caminho do Lucro e da Paixão

Tony Hsieh (Editora Thomas Nelson)

Este livro relata a trajetória de empreendedorismo de Tony Hsieh da empresa Zappos.com. Seu dilemas, seus tropeços e como lidou com estas questões. O ponto que mais capturou minha atenção foi a sua paixão pela empresa e os mecanismos para conquistar e encantar seus clientes. Para ele, o relacionamento com os clientes, colaboradores e todos os envolvidos no processo é o mais importante. Para nós, aqui no trampos, também.

Sonho Grande

Cristiane Correa (Editora Sextante)

O Sonho Grande conta a história de como Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Beto Sicupira emergiram de uma pequena corretora no Rio de Janeiro à controladores de grandes empresas como Ambev, Lojas Americanas, Heinz, Burger King e Budweiser. Desde o seu modelo fortemente baseado em meritocracia e partnership, à maneira frugal do controle de custos até o uso demétricas para melhoria contínua. O que me fisgou em toda a narrativa é a disciplina espartana dos sócios ao gerirem seus negócios e suas vidas.

Fora de Série – Outliers

Malcolm Gladwell (Editora Sextante)

Muitos acreditam que talento é um dom divino. Malcolm Gladwell desmistifica essa crença baseando-se em histórias de celebridades, como Mozart, Bill Gates e Beatles para apresentar aspectos que as tornaram únicas e também padrões de comportamento comuns que as permitiram montar o cavalo selado quando ele passou. A título de curiosidade, um desses padrões consiste na prática de 10.000 horas de treinamento para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade.

Acredito que esses conhecimentos não sirvam apenas para os que estão abrindo suas empresas. No cenário atual, pode ser de grande valia aos intraempreendedores (aqueles que se sentem confortáveis em trabalhar em uma companhia e levam, de forma proativa, novos negócios, trazem inovação e promovem mudanças dentro da empresa em que atuam) e também àqueles que preferem empreender suas próprias carreiras. Esses livros me ajudaram bastante e espero que possam te ajudar também.