Softex lança iniciativa e espera apoiar até 40 startups na interação com mercados e ecossistemas globais

A Softex, em conjunto com a Apex-Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e com o apoio do Programa Startup Brasil, anuncia o lançamento do IWay – Growth Mindset, uma iniciativa de cultura e expansão internacional de empresas nascentes de base tecnológica.

De acordo com as métricas da Fundação Dom Cabral e da Apex-Brasil, a Softex propõe três eixos estruturantes para ações empreendedoras no mercado global de TI – atitude, conhecimento e operacionalização – todos cobertos pelo IWay. Nesse sentido, estudos realizados pela Softex com empresas de TI identificaram que as startups nacionais apresentam perfil de atitude, mas indicam uma lacuna de conhecimento para operacionalizar negócios no exterior. De 710 empresas, de diversos portes, que buscaram a expansão internacional entre 2014-2018, 17% apresentam muita atitude e pouco conhecimento com relação ao mercado externo. Destas, 40% são startups, sendo que esse número cai para 26% quando analisado o grupo de empresas com perfil inverso de muito conhecimento e pouca atitude.

“O IWay é um spin-off da nossa trilha de conteúdo International Way, uma boutique de soluções de baixo custo e atalhos, construída pela Softex, em parceria com a Apex-Brasil,no âmbito do Projeto Setorial Brasil IT+, para auxiliar o processo de internacionalização de forma mais ágil, enxuta e eficiente, e que acabou por atrair a atenção das startups. Este ano, nossa meta é apoiar até 40 empresas no acesso ao mercado global”, explica Guilherme Amorim, gerente de desenvolvimento de mercado da entidade.

Após analisar dezenas de casos de experiências bem-sucedidas no exterior, a Softex identificou que independente do porte ou do tempo de existência da empresa, a motivação para ir além-fronteiras costuma partir de uma simples visão, curiosidade e atitude do empreendedor. Por conta própria, este último passa a buscar e acumular conhecimentos dos mais distintos mercados antes mesmo de pensar em expandir fronteiras. É tal cultura ou mindset global, que o IWay propõe facilitar com informações privilegiadas de mercados, acesso a ecossistemas inovadores e relacionamentos multiculturais com players nos mais diversos portes e segmentos. No IWay, a startup terá a oportunidade de trilhar sua jornada internacional ao lado de empresas mais maduras, CIOs e investidores com experiência em diferentes regiões do mundo.

“Somamos nossos 13 anos de experiência em projetos de internacionalização com nosso conhecimento em empresas nascentes de base tecnológica por sermos gestores do StartUp Brasil. Nossa proposta no IWay é favorecer o mindset internacional do empreendedor, empoderá-lo e muni-lo de ferramentas para que tanto a busca pelo modelo de negócios no mercado local quanto a expansão de sua startup sejam realizadas o mais rápido possível e a baixos custos”, complementa Amorim.

As ferramentas propostas pelo IWay incluem acesso a eventos do Gartner, participação em workshops e webinars com consultores especializados, encontros com CIOs, participação em programas de valuation e softland, além de missões internacionais de prospecção e matchmaking em mercados inovadores. Para participar, as startups devem aderir ao Projeto Setorial Brasil IT+ (modalidade básica).

A primeira iniciativa do IWay, um workshop-teste de Marketing e Vendas nos Estados Unidos, atraiu dezenas de empresas e chancelou o tracking do programa. Dessa forma, já está marcado para junho o processo seletivo em coaching para captação de recursos junto a investidores internacionais e com duração de cinco meses. Ele oferecerá às startups escolhidas assessoria técnica para desenvolvimento da avaliação de seu valor (valuation) e modelo de posicionamento no mercado internacional.

Para mais informações sobre o IWAY acesse http://iway.softex.br/