Final de ano é época de balanço: gráficos, planilhas e contas, muitas contas. Que tal se nesse ano você fizer também um balanço das suas qualidades como empreendedor?

Como anda sua qualidade de gestão, seu faro para talentos e, principalmente, sua capacidade de agir frente ao desconhecido? Para não entrar em 2013 no piloto automático, veja algumas dicas que podem fazer do seu ano novo o mais promissor da sua carreira:

Saiba delegar – parece assunto batido, mas é importantíssimo,saber delegar é imprescindível para aumentar sua produtividade e ganhar a confiança e a fidelidade dos seus colaboradores.

Escute mais – retire pelo menos alguns minutos do seu dia e escute tanto seus funcionários, quanto seus clientes são eles que podem te passar um retrato fiel de onde você está errando. É fundamental que em ambos os casos você dê uma resposta, construindo assim uma relação de confiança que pode gerar excelentes frutos.

Aceite suas limitações – cerque-se de bons profissionais com competências diferentes das suas. Desse modo, você terá visões diferentes acerca dos problemas, podendo encontrar soluções que você não teria.

Reconheça as pessoas – incentive seus funcionários a estudarem mais, reconheça seu potencial e elogie quando boas atitudes partirem deles. O mercado hoje é volátil e reter talentos não é uma tarefa fácil, portanto, respeite o potencial dos seus colaboradores.

Fonte: http://migre.me/csUqVThe end of the year is always the balance season: graphics, worksheets and bills, a lot of bills. What about, this year, doing a balance about your entrepreneur’s qualities?

How are your managing skills , your sense for new talents and mainly, your capacity for action facing the unknown? In order to not get into 2013 in autopilot mode, check some tips that could make your new year the most promising year of your career:

Know how to delegate – it sound like an old subject, but it is very important. To know how to delegate is vital to raise your productivity and gain the confidence and fidelity of your partners.

Listen – Take at least a few minutes of your day and listen both your employees and your clients, they are the ones who can pass a real portrait of where you are getting it wrong. It is very necessary that in both cases you give an answer, thus building a relationship based on trust which can generate excellent benefits.

Accept your limitations – get surrounded by good professionals with different competences from yours. Therefore, you will have different views regarding problems, and can find solutions that you might not had.

Recognize people – encourage your employees to learn more, recognize their potential and compliment when good attitudes come from them. Today’s market is very volatile and to keep talents is not an easy task, thus, respect your partner’s potentials.