Presença é um reconhecimento do acerto dos programas voltados ao apoio ao empreendedorismo e à inovação gerenciados pela entidade

Onze startups que integram os programas operados pela Softex são destaque nos principais rankings desse segmento, confirmando o acerto do trabalho desenvolvido pela entidade no sentido de viabilizar as condições para o surgimento e o fortalecimento de empresas de base tecnológica em todo o país.

Exemplo disso é a lista “100 Startups to Watch”, desenvolvida em parceria entre as consultorias Corp.vc e EloGroup com as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios. Nela, estão presentes cinco empresas integrantes do Startup Brasil que oferecem soluções para diferentes áreas. São elas: Squid (Marketing e Vendas), Memed (Saúde e Bem-Estar), Signa (impacto), TownSq (Gestão) e Agrosmart (Agronegócio).

Outra importante relação, elaborada pela plataforma 100 Open Startups, incluiu mais quatro empresas também ligadas ao Startup Brasil em sua classificação anual. Duas dessas empresas, a Opinion Box e a Pris Software estão presentes nas dez primeiras posições, em terceiro e oitavo lugares, respectivamente. A lista conta ainda com as empresas Logpyx e Kriativar.

Um outro programa sob a gestão da Softex é o TechD, voltado à inovação aberta e à transformação digital. As empresas VRGlass e LogPyx são duas startups ligadas a ele e que também integram a relação da 100 Open Startups.

A Spume, também presente no portfólio do Startup Brasil, marcou presença na seleção de 51 boas ideias de startups brasileiras que merecem a atenção do mercado para esse ano. Essa relação foi elaborada pela fábrica de fintechs Fisher Venture Builder e divulgada pela revista Forbes no final de julho.

Também a MaxMilhas, mais uma integrante do portfólio do programa Startup Brasil, está presente na lista LinkedIn Top Startups 2019: as empresas jovens de destaque para trabalhar agora no Brasil. A startup encontra-se entre as 25 startups de destaque no mercado brasileiro, de acordo com a plataforma.

Para Diônes Lima, vice-presidente da Softex, os programas Startup Brasil e TechD são importantes ferramentas para impulsionar a economia brasileira, uma vez que as áreas de TI e de inovação são os motores da transformação da economia mundial. “A presença de empresas ligadas a essas duas iniciativas nas principais listas especializadas em startups é um testemunho convincente de que estamos na direção correta em nosso trabalho no sentido de fortalecer o empreendedorismo e a inovação no país”, destaca.

O Startup Brasil é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC), com a gestão operacional da Softex em parceria com aceleradoras, que visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica.

Já o TechD também iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC) tem o objetivo de promover a aproximação entre empresas brasileiras, centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) e projetos de pesquisa focados em tecnologias emergentes conduzidos por universidades ou startups dentro de quatro áreas temáticas: IoT, Saúde, Energia e Mobilidade.

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas – Governo, Academia e Setor Privado – para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.

Para mais informações acesse www.softex.br

Siga a entidade no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter