Um novo estudo divulgado recentemente traz à tona a situação da mulher empreendedora. A pesquisa encomendada pela National Association of Women Business Owners, dos Estados Unidos, e executado pela NAWBO em parceria com o Web.com traça um panorama de como as empreendedoras norte-americanas encaram a economia e os novos desafios que estão por vir.

Em um universo de 552 entrevistadas, os números são animadores: 81% das mulheres empreendedoras estão otimistas com o futuro de suas companhias e 85% acham que mais mulheres empreenderão no futuro.

A aposta de grande parte das executivas gira em torno do marketing digital e de buscas na internet – um reflexo da grande presença feminina na internet e, sobretudo em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Outra novidade que promete aumentar o número de mulheres no mundo das startups é a presença de fundos de investimento exclusivos ou que investem mais pesadamente em empresas criadas por elas nos EUA.

Porém, nem tudo são flores. Na contramão do movimento que busca aumentar a presença de mulheres empreendedoras, ainda há impasses difíceis de serem resolvidos, como por exemplo, a licença maternidade e a dupla, às vezes tripla, jornada e a paridade de salários em cargos executivos, no Brasil e em todo mundo.

Mesmo assim, políticas que buscam corrigir distorções e assegurar igualdade dos gêneros surgem em várias partes do mundo e há muito espaço para o crescimento das mulheres nas startups, é no que apostam especialistas do segmento.

Fontes: http://migre.me/dsVtu e http://migre.me/dsVtYA new fresh released study brings light to the position of female entrepreneurs.  The research, backed by National Association of Women Business Owners of United States, and executed by NAWBO in partnership with the web.com traces a new panorama of how North-American female entrepreneurs see the economy and the new challenges that have yet to come.

Of 552 interviewed, there were some good figures: 81% think that female entrepreneurs are optimist with the future of their companies and 85% think that more women will become entrepreneurs in the future.

The majority of the executives bet in digital marketing and internet search – a reflection of the great female presence on the internet and, above all, in social networks like Twitter, Facebook and Instagram. Another novelty that promises the increase of female audience in startup world is the presence of exclusive investment funds, or funds to be heavily invested in companies created by females in USA.

However, there are also drawbacks. In the opposite direction of the movement that seeks to increase the presence of female entrepreneurs there are still some difficult issues to be solved, like for instance, parenting, or the double, and sometimes triple journey, not to mention the salary equality in executive positions, both in Brazil and in the rest of the world.

Even so, politics that seek to correct these problems and ensure gender equality arise all over the world and there is a lot of space to women’s growth within startups – this is what specialists bet on.

Sources: http://migre.me/dsVtu and http://migre.me/dsVtY