Foi lançada nesta quinta-feira, 21 de março, a segunda fase do programa Start-UP Brasil, agora destinada à seleção de startups – a primeira fase do programa teve foco na escolha das aceleradoras que incentivarão as empresas iniciantes.

Os passos para a inscrição de startups foram apresentados, assim como o método de avaliação e valores relacionados às empresas e aos empreendedores. Os empreendedores deverão enviar seus projetos a partir do dia 31 de março, que é também a data em que o edital estará disponível no site.

O formato escolhido pelo Ministério, com consultas ao Comitê de Gestão e a diversas entidades ligadas aos empreendedores, universidades e institutos de pesquisa foi o Plano de Negócios Canvas. O envio do projeto deverá ser feito online.

Foi divulgada também a forma que serão julgadas as propostas. O CNPq, será responsável pela análise das propostas e as bases, além do Plano Canvas,  serão os integrantes do projeto (escolaridade, projetos anteriores e complementaridade da equipe), a solução que a startup propõe a um problema de mercado e a escalabilidade. Um Curriculum Lattes será pedido a cada um dos empreendedores para que a etapa de avaliação seja concluída.

Haverá ainda a cessão de bolsas, pelo próprio CNPq, que poderão chegar a R$ 6 mil, dependendo do grau de especialização, e a verba destinada a cada startup será, como anunciado anteriormente, será de até, duzentos mil reais.

As escolhidas

As nove aceleradoras selecionadas na primeira fase estiveram presentes e fizeram pitchs breves sobre o que esperam das startups selecionadas e sobre o que oferecerão. A internacoinalização dos negócios foi um dos pontos mais tocados durante o painel. Uma boa notícia para as startups é que elas poderão fazer a opção de qual aceleradora desejam para alavancar seu negócio.

Marco Antônio Raup, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e o  secretário Virgílio de Almeida destacaram para os segmentos de negócios que o programa pretende atrair: energia, defesa, saúde,educação, mineração e o campo, além de outras áreas em que o Brasil possui necessidade de desenvolvimento tecnológico. O Ministro fechou o evento com um panorama sobre o TI Maior, programa que está atuando para desenvolver em várias frentes, incluindo o Start-UP Brasil, a área de tecnologia da informação no Brasil.

Veja o vídeo completo do eventohttp://startupbrasil.isat.com.br (é necessário fazer cadastro)