Entrevistamos Vinícius Bortolussi Roman, um dos representantes do programa de aceleração na TECHmall, que foi credenciado ao Start-Up Brasil no início deste ano e vai estar disponível para startups que forem selecionadas no edital a ser lançado este semestre.

A aceleradora da TECHmall é gerenciada pela Speed-e, uma empresa spin-off da PDITec, que vem trabalhando com foco em inovação e tecnologia desde 2011 – veja o perfil da equipe.

Confira abaixo a visão de Vinícius e conheça melhor sobre a aceleradora e o mercado na região.

Dia-a-dia na TECHmall

O dia-a-dia na TECHmall começa cedo e não tem hora para acabar. Os empreendedores, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, mantém a alegria estampada no rosto, e não poderia ser diferente. Compartilhar um espaço com pessoas inteligentes, educadas e com o espirito de companheirismo e ajuda mútua são alguns dos fatores que contribuem para a harmonia do ambiente na aceleradora e para o sucesso das startups.

Além disso, toda segunda-feira é realizada a reunião geral de nossa equipe executiva e, como somos oito sócios, vocês já podem imaginar o que acontece: para começar a semana motivados e alinhados, levantamos vários tópicos importantes para nosso negócio e para as startups que culminam em calorosas, porém focadas, discussões capazes de alavancar nosso negócio.

A expectativa é que o dia-a-dia na instituição se torne cada vez mais divertido e estimulante, uma vez que iremos inaugurar, nos próximos meses, a nova sede da TECHmall, capaz de acomodar ainda melhor nossa equipe, nossos amigos e outros convidados.

Dia-a-dia em Belo Horizonte

Belo Horizonte, a capital mineira e sexta cidade mais populosa do Brasil, já se destaca no cenário da inovação e empreendedorismo. Além da calorosa recepção, tradicional do povo mineiro, encontramos diferentes iniciativas que estimulam o desenvolvimento de negócios de alta tecnologia. Tudo isso fez com que BH se tornasse a segunda maior cidade brasileira em número de startups, ficando a frente de grandes cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro. O dia-a-dia em BH é caracterizado por períodos intensos de trabalho, mas que podem ser muito prazerosos.

Problemas comuns em grandes cidades, como trânsito pesado, violência, mendigos entre outros, existem, é claro, mas não ofuscam o brilho no olhar do mineiro que, mesmo após uma longa jornada de trabalho, encontra-se disposto a se divertir com os amigos e familiares, fazer um happy hour nos famosos bares da capital, praticar atividades culturais e esportes como a tradicional corrida na lagoa da Pampulha, o que lhes motiva a iniciar o próximo dia com a mesma alegria ou partir para o terceiro turno de trabalho, que avança madrugada adentro e é muito comum entre os empreendedores das startups, com o mesmo pique do início da jornada.

Oportunidades na região

O Estado de Minas Gerais tem se destacado como um dos principais polos brasileiros de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo os indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T) divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Estado ocupa o terceiro lugar em investimentos em C&T, destinando 1% da receita orçamentária à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Estes investimentos por parte do governo vêm estimulando a atração de investimentos privados, construção de centros de pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e retenção de mão-de-obra qualificada no estado.

Todas estas ações estão refletindo em uma série de resultados favoráveis à consolidação do ecossistema empreendedor de Minas Gerais: (i) desenvolvimento de inovações (conversão de propriedade intelectual em novos produtos/serviços); (ii) educação empreendedora (Programa de Empreendedorismo na Pós-Graduação); (iii) utilização de mão-de-obra qualificada nas empresas (Rhae); (iv) construção e consolidação de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas no Estado; (v) visibilidade de instituições referência como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com forte tradição em ensino e pesquisa; e a Fundação Dom Cabral, considerada uma das melhores Business School do mundo.

O Estado que já era conhecido pelo ambiente de tecnologia como o Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, vem ganhando cada vez mais iniciativas inovadoras que fortalecem esse ecossistema. Podemos destacar o San Pedro Valley, nome dado a região do bairro São Pedro, em Belo Horizonte, onde está concentrado mais de 160 empresas inovadoras e vem chamando a atenção do cenário nacional e internacional, sendo apontado pela The Economist como o novo Vale do Silício.

Outra iniciativa que merece destaque é o programa SEED, financiado pelo Governo do Estado, onde são escolhidos, semestralmente, 40 projetos inovadores ou startups iniciais para um programa de aceleração com aporte de capital semente. O programa está auxiliando na disseminação e no fortalecimento da inovação no Estado. Devemos destacar, ainda, as incubadoras como a Inova na UFMG que oferecem todo suporte e capacitação a startups da região em diferentes estágios de maturidade, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) e todos os eventos de conexão, network, cursos e palestras promovidos por diferentes instituições e de diferentes alcances.

Belo Horizonte conta, também, com duas aceleradoras de startups credenciadas pelo programa Startup Brasil: a aceleradora Techmall, do Grupo Speed-e, e a aceleradora Fumsoft, as quais representam importantes atores nesse ecossistema, capazes de alavancar startups de alto impacto e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do País.

O perfil do mineiro pode ser considerado um dos fatores favoráveis neste contexto de inovação, já que este tende a ser acolhedor e muito receptivo, valorizando a troca de experiências, conhecimento, além de manter-se próximo a outros empreendedores, a comunidades e iniciativas de empreendedorismo existentes (neste caso, o tamanho da cidade facilita essa maior interação). Na capital mineira o empreendedor encontra todo o suporte de uma grande cidade com a receptividade e acolhimento de uma cidade do interior.

Desafios na cidade e região

Mesmo com o grande potencial inovador, Minas Gerais enfrenta dificuldades de investimentos em empresas inovadoras. São poucos os fundos de capital de risco no Estado e grande parte dos existentes possuem um perfil mais cuidadoso e burocrático na efetivação de seu investimento. Investidores anjo ainda são raros. Esse problema é observado no cenário nacional, porém em estados como São Paulo, existe um ambiente mais propicio a interação entre fundos de capital de risco e startups, o que é estimulado pelo grande número de instituições lá existentes.

Em sua maioria, o perfil do investidor mineiro ainda é conservador e tende a realizar investimentos de menor risco, quando comparado aos de São Paulo, por exemplo. As negociações são mais demoradas e mais minuciosas, o que por vezes pode desacelerar o ritmo de trabalho. A oferta de eventos e cursos relacionados ao tema ainda é menor e menos diversificada quando comparada a capital paulista.

Outro problema recorrente é a falta de gestores qualificados nas startups, sendo um dos principais motivos dessas empresas não sobreviverem aos primeiros anos e, também, um dos principais pontos de análise apontados pelos investidores com perfil mais conservador.

Neste ambiente de oportunidades e desafios, a TECHmall surge como meio de alavancar e fortalecer o ecossistema empreendedor de Minas Gerais e do País, através de uma rede de mentores qualificada e atuante (RMT), parcerias com fundos de investimentos de capital de risco, metodologias inovadoras de aceleração executadas por profissionais com experiências internacionais em negócios de alto impacto, além de parcerias estratégicas capazes de “fazerem as coisas acontecer”.

Foto de abertura: Divulgação TECHmall
Foto de Belo Horizonte: Marcus Desimoni/Portal da Copa (CC)