O Techmall, uma das aceleradoras mineiras que fazem parte do Programa Startup Brasil, abriu em agosto o seu novo espaço de atividades para startups e negócios de alto impacto e trouxe novos gestores ao time. A nova sede contribuirá para a geração de novas oportunidades e, como dizem os sócios, para a criação de futuros “monstros empreendedores” em Minas Gerais.

Durante a semana de inauguração, foram realizados dois eventos: um coquetel para parceiros, mentores, amigos próximos e ecossistema de BH e dois dias de “Open House”, aberto ao público, com talks sobre temas variados e convidados especiais.

Clique na galeria de fotos para ver no Facebook as fotos do evento de inauguração.

Entre os parceiros convidados para os talks , estiveram Nivio Ziviani, co-fundador da Miner Technology Group, da Akwan Information Technologies e da Zunnit Technologies. Igor Mascarenhas, Gerente de aceleração do Programa Federal Startup Brasil, com o tema Validação de negócios. Edmar Ferreira CEO da Rock Content, falou sobre ferramentas de Marketing Digital; Ezequiel de Melo, sócio-diretor da Melo Campos Advogados, sobre como preparar startups para receber investimentos. La presse comunicação deu sua contribuição com dicas sobre Assessoria de imprensa para startups, dentre outros. O formato dos talks foi proposto para que o número de pessoas fosse mais restrito, proporcionando maior interação do público presente com o convidado. Os talks aconteceram de forma paralela, em diferentes espaços da casa.

A nova sede nasceu de um esforço dos fundadores do Speed-e-Group. Aluir Dias, sócio-fundador, conta que desde o fim de 2013 o Techmalll estava operando em uma sede piloto que ficava também no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte. “Não era a situação ideal. Estávamos há muito tempo em busca de uma nova sede. Porém, a falta de recursos fazia nossa busca muito difícil. No inicio de 2014, após alguns meses de negociação, conseguimos a entrada de um investidor. Finalmente o sonho de uma sede de acordo com nossos sonhos estava mais próxima. Encontramos o imóvel da rua Chapecó, também no Prado, e pensamos que seria perfeito”, explicou.

techmall_sala

Como todo sonho, raramente o que se tem em mente se repete com precisão no dia a dia. Aluir prossegue com a saga do Techmall. “Em um primeiro momento, achamos que precisaríamos de uma obra bem simples para colocar no ponto de funcionamento. Só quem já fez obra sabe que não existe ‘obra simples’. Depois de quatro meses de trabalho, conseguimos finalmente inaugurar o novo espaço do Techmall. Chegamos a um modelo bem interessante. Procuramos aproveitar o ‘antigo’ e combinar com o moderno e confortável. Além de um moderno espaço de co-working inspirado nas áreas de TI, Design e todas as tendências que podem tornar um espaço em um local de grandes invenções e ideias”, completou.

Em outubro de 2014, o espaço do Techmall ganhará seu segundo bloco com as obras do segundo andar, que abrigará mais 40 posições de co-working, salas de reuniões (reversíveis para um auditório para 50 pessoas) e, ainda, mais uma enorme varanda para espaço de convivência, se unindo aos confortos já existentes: há locais para reuniões (em uma das salas, no lugar de uma mesa comum encontramos uma mesa de ping pong), espaços externos amplos com direito a churrasqueira e mesas de madeiras como as encontradas nos botecos mineiros e até uma rede para descansar após o almoço. No lounge os empreendedores possuem um espaço aconchegante com pufes e grama sintética que ficam bem próximos ao espaço para a cozinha.

Sede nova, mais equipe

Com o Techmall pronto para receber os empreendedores e startups em um espaço propício a geração de grandes negócios, se fez necessário o aumento de uma equipe já forte e multidisciplinar.

“O Techmall possui um grande histórico relacionado à academia. Diversos profissionais do Techmall iniciaram suas carreiras dentro da UFMG ou estão ate hoje envolvidos em atividades na universidade mineira. Recentemente, foram contratadas uma gerente do espaço de coworking, Raíssa Quadros, e também uma gerente de Aceleração, Aga Gajownik. Aga é uma polonesa que adora forró e trabalhou em Londres e Varsóvia treinando startups para o mercado. Além de Aga, eu e Andreas Flugser temos uma grande experiência internacional. Essa base de conhecimento externo pode nos favorecer muito no processo de reconhecimento e avanço de startups world class para o mercado internacional”, completou Aluir.

techmall_sala2

Bom trabalho, bons investidores e foco nas pessoas

Os esforços em fazer do Techmall um local para inovação, criação e realização de grandes ideias, atraiu a atenção de dois investidores. Um já realizou um aporte e o outro está em fase de negociação. Este segundo aporte pode garantir as operações e chamadas de startups por alguns anos. E a meta é iniciar as chamadas ainda em 2014. Para integrar esse time, o Techmall deseja que os empreendedores criem mais do que grandes negócios, mas também contribuam e façam a diferença para quem estiver próximo a eles.

“Desde o principio da formação da Aceleradora, nós discutimos muito se deveríamos ter foco em uma única área ou não. Bem, decidimos que não teríamos o foco em uma área específica, nem mesmo em uma área geral em negócios. Procuramos startups com o potencial de serem “world class”, é claro. Mas o nosso foco esta em pessoas, não negócios. Queremos criar “monstros” empreendedores. Acreditamos que o futuro de um negócio está mais relacionado com as habilidades do ‘piloto’ que o modelo do ‘carro’. Nós permitimos e valorizamos os erros”, disse Aluir Dias.