Hoje à tarde em São Francisco (será noite no Brasil), onze startups brasileiras vão participar do primeiro Demo Day internacional do Start-Up Brasil, com o objetivo de atrair capital estrangeiro para seus negócios (veja no link). Além desta edição na Califórnia, o evento já teve uma edição nacional similar em São Paulo, em 6 de novembro (veja como foi).

O evento de hoje é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O encontro com investidores será coordenado pela Rocket Space, empresa californiana contratada para dar suporte ao evento, que acontecerá no Merchants Exchange Club (465 California Street).

O Demo Day terá representantes das duas primeiras turmas do programa. Jayme Queiroz, da Gerência de Investimentos da Apex-Brasil, ressalta que as startups selecionadas desenvolveram soluções inovadoras para seus clientes, apresentam desempenho relevante e grau elevado de maturidade. Ele destaca ainda que novos aportes de capital farão com que essas empresas avancem ainda mais no processo de tração que já estão passando, “permitindo que esses negócios ampliem a base de clientes e gerem receitas maiores”. A perspectiva é reunir, pelo menos, 20 investidores entre anjos e fundos de venture capital.

Coordenada pela Apex-Brasil, a agenda em São Francisco foi estruturada da seguinte maneira: um treinamento para refinamento do discurso para investidores (pitch training), que aconteceu dia 08 (ontem), um encontro com investidores  hoje durante o Demo Day e uma visita a grandes empresas instaladas no Vale do Silício, no dia 10 de dezembro. Além disso, o escritório da Apex-Brasil disponibilizará suporte e estrutura física para que as startups se reúnam com investidores.  Jayme destaca, ainda, que a agenda em São Francisco demonstra que programa Start-Up Brasil está na direção certa, apresentando números importantes que atestam o processo de amadurecimento do ecossistema brasileiro de inovação.

Para Diônes Lima, gerente de inovação e empreendedorismo da Softex, “a realização do Demo Day Internacional é um marco muito importante na execução do programa TI Maior, e, também, fechamento de um ciclo importantíssimo no programa Start-up Brasil, onde as Startups da primeira turma e algumas da turma 2 têm a oportunidade de se exporem ao ecossistema empreendedor mais competitivo do mundo. O sucesso desta ação está fundada na parceria estratégica traçada inicialmente pelo MCTI no convite a Apex-Brasil e Softex como parceiros para esta ação internacional”, comenta.

E, para celebrar o sucesso do programa, o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, viajou para o evento e afirmou que o demo day produzido pela Apex-Brasil em São Francisco é uma oportunidade excepcional para mostrar para o Vale do Silício a inovação e a tecnologia que está sendo criada pelos empreendedores brasileiros. Para o gestor do programa Start-Up Brasil, Felipe Matos, “o ecossistema brasileiro de empreendedorismo vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e o demo day internacional é uma oportunidade para mostrar a boa qualidade de startups brasileiras e suas soluções inovadoras”, comenta. “Esperamos que o demo day permita às empresas ampliar seu relacionamento internacional com investidores e potenciais parceiros de negócios”, conclui.

Qual é o motivo para a realização de um Demo Day internacional? E por que em São Francisco?

Felipe Matos (COO do Start-Up Brasil): “O programa Start-Up Brasil tem acelerado startups com alto potencial de crescimento e internacionalização. São empresas com capacidade de atrair investimento para ganhar escala global. Escolhemos São Francisco para conectar as empresas com a região do Vale do Silício, que concentra as maiores empresas de tecnologia e investidores do mundo”.

O que os estrangeiros podem esperar dos brasileiros?

Felipe Matos: “Conhecer empresas com produtos interessantes, com tração, receitas e número crescente de clientes e que já receberam uma rodada de investimento seed de aceleradoras e do governo brasileiro”.

Números do programa

Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil encerrou, em novembro de 2014, o primeiro ciclo de aceleração, com resultados importantes para o ecossistema empreendedor brasileiro. Felipe Matos ressalta que a captação de investimento externo superou o volume de financiamento público e, ao final do primeiro ciclo, as startups apoiadas apresentaram crescimento de 122% do faturamento, além de aumento de 63% do número dos colaboradores, que passou de 4,7 pessoas para 7,7 envolvidos no desenvolvimento de cada uma dos projetos. “Já temos no portfólio do programa startups com atuação internacional”, destacou.

A Turma 1 do Start-Up Brasil, que já concluiu o ciclo de aceleração, somou 45 startups apoiadas – 38 nacionais e 7 estrangeiras. Os projetos receberam bolsas para pesquisa, desenvolvimento e contratação (totalizando R$ 7,7 milhões de investimento público), além de investimento e mentoria de aceleradoras (totalizando R$ 1,65 milhões). As startups da primeira turma estão divididas, principalmente, nos seguintes setores: educação, varejo, logística e transporte, TI e telecomunicação, finanças eventos e turismo e finanças.The Start-Up Brasil Program is proud to present 11 of the best Brazilian startups, graduating from one year in the acceleration process.

During the event, the startups will pitch their projects to selected guests, and we would like you to be one of them. Do not miss this opportunity to learn how they are performing and positively impacting the entrepreneurial Brazilian ecosystem.

Please read more about the demo day and RSVP following this link.

Start-Up Brasil, a National Startup Acceleration Program, is an initiative of the Brazilian Federal Government, created by the Ministry of Science, Technology and Innovation, managed by Softex and partnering with accelerators, to support new technology-based companies: startups.

The program integrates the “TI Maior – Programa Estratégico de Software e Serviços de TI”, a national program that bolsters the industry of software and IT services. TI Maior itself is a part of the “Estratégia Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI”, which establishes Science, Technology and Innovation as the structural axis for the country’s development.

Each cohort of startups go through a 12 month acceleration program where they get access to up to R$ 200,000 (approximately 80k USD), mentorship, educational resources, travel expenses, and access to a Hub in Silicon Valley at RocketSpace. Every year, Start-Up Brasil hosts two public calls for entries: one to select accelerators and another to select the best startups.

For more information about the acceleration program, please click here.