Um dos maiores festivais do mundo, o South by Southwest (SXSW), que reúne cinema, música e tecnologia em Austin, no Texas (Estados Unidos), é bastante conhecido pela quantidade de pessoas importantes que atrai anualmente e por ter apresentado o Foursquare e o Twitter ao público pela primeira vez.

Com expectativa de atrair mais de 70 mil pessoas, o SXSW receberá também 12 startups brasileiras a convite da nossa parceira executora Apex-Brasil – sendo TRÊS delas do Programa Start-Up Brasil, pertencentes às Turmas 2, 3 e 4 (esta última começando agora). Essas empresas foram escolhidas através de chamada pública feita pela Apex-Brasil em 2014 e passaram por  uma banca de especialistas de mercado.

Para a Apex-Brasil, ir a um festival como esse é extremamente importante para as startups, pois “grandes corporações e investidores participam do evento buscando novas oportunidades, parcerias de investimentos e realização de negócios com empresas do mundo inteiro”, conta Rômulo Corrêa, analista de negócios internacionais da Apex-Brasil. “Além disso, o contato com o público final é muito relevante: o consumidor final valida e consome o que pode vir a se transformar nas grandes tendências tecnológicas, audiovisuais e musicais das próximas décadas”.

sxsw2014-calholman

Contatos, validação, negócios, sucesso. Esse pode ser o caminho de muitas startups que vão para o SXSW apresentar sua tecnologia, criatividade e inovação. “As startups selecionadas levam a qualidade da tecnologia e inovação brasileira para um evento extremamente dinâmico. Elas terão oportunidade de analisar e, principalmente, fazer parte dessas tendências. A programação organizada pela Apex-Brasil propiciará a essas startups uma grande chance de atrair o investimento que necessitam para expandir as suas atividades, formar parcerias estratégicas com outros participantes do festival para melhoria de suas operações e ganho de competitividade de seus produtos”, comenta Rômulo.

E, para saber o que se espera de nossas três empresas lá no U. S. A., finalizamos nossa entrevista com a Apex-Brasil perguntando: Qual a expectativa em relação às empresas do Programa Start-Up Brasil?

Rômulo nos conta: “As empresas do Programa do Start-Up Brasil estão bem posicionadas para participar do festival. Esperamos que elas chamem a atenção dos investidores internacionais durante a rodada de investimentos “Startup Platinum”, que a Apex-Brasil organizará, e também do público em geral, o qual terão a possibilidade de interagir expondo suas tecnologias durante Trade Show, também organizado por nós. Voltar pra casa com opções de potenciais investidores e validação dos seus produtos pelo público é o que queremos para as startups que nos representarão no festival”.

ImageThink_NamChau

Quem são elas afinal?

VAMOS CONHECÊ-LAS!!! Perguntamos a elas – as startups – o que esperam do festival.

TURMA 2 – DUJOUR
Dujour é um aplicativo mobile gratuito no qual o usuário final pode consultar looks de amigos, profissionais de moda e celebridades para buscar inspiração, além de navegar por tendências, cidades e combinações de itens para montar um feed personalizado de estilo. O acesso a esse conteúdo pode direcionar o comportamento de compra para e-commerces parceiros. O usuário final também pode compartilhar seus próprios looks, compostos a partir de fotos tiradas com a câmera do smartphone e nos quais são marcadas as peças de roupa utilizadas. Os looks são compartilhados no próprio Dujour além de (opcionalmente) nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram.

“O SXSW é um evento bastante plural e que foge um pouco da linha tradicional de eventos de startups. Participar dele vai ser bem interessante por nos colocar em contato com empresas e pessoas que normalmente não frequentam os mesmos espaços que a gente. Como somos uma empresa focada num segmento em que há poucas no Brasil (Fashion Tech), vai ser ótimo estar lá e poder ir ao SXStyle, um mini-evento só com startups e empresas desse segmento, por exemplo. E tenho certeza que ainda vão aparecer outras boas oportunidades”.
Felipe Venetiglio, CEO / Co-founder
Site: Dujour

TURMA 3 – MECASEI.COM
O Mecasei.com entende que casamentos são eventos românticos, sentimentais e transformadores. Mas, na maioria das vezes, realizar um casamento é uma tarefa estressante. Pensando nisso, o Mecasei.com surgiu para facilitar essa longa jornada dos noivos: antes, durante e depois do casamento, tudo em um único lugar. Com uma plataforma tecnológica moderna e uma experiência pessoal e humana, eles indicam o melhor caminho de acordo com as características de cada casal de noivos, removendo frustrações, confusões e indecisões pelo excesso de informações presentes em cada momento até o altar – e além do casamento. Até o momento, três milhões de convidados já foram impactados pela solução.

“O Mecasei.com tem como pilar de seu planejamento estratégico a internacionalização, por isso temos grandes expectativas com relação ao SXSW, entre elas a oportunidade de vivenciar um ambiente maduro no âmbito de startups e corporativo como um todo, realizar network com empresas em diversos estágios de desenvolvimento e mostrar o potencial do nosso negócio a investidores internacionais.

O que esperamos é trazer na bagagem grandes experiências nesses dias de SXSW, com ideias e conceitos diferenciados e, principalmente, grandes possibilidades de investimento para nosso objetivo maior”.
Bruno Bocchi | CCO
Site: Mecasei.com

TURMA 4 – NETSHOW.ME
O Netshow.me é uma plataforma de transmissão ao vivo, que permite aos artistas (músicos, comediantes, etc.) se apresentarem online para seu público, onde quer que estejam e sendo ainda remunerados. Os fãs, além de curtirem uma apresentação exclusiva em um ambiente virtual mais intimista, podem também interagir e apoiar seus artistas favoritos com gorjetas. Os artistas, por sua vez, podem recompensar seus principais apoiadores com prêmios como CDs autografados, camisetas exclusivas, um jantar com o principal apoiador, ligações ao vivo, entre outros. As transmissões são sempre ao vivo e nunca são arquivadas. Artistas como Fresno, Eduardo Sterblitch, Lucy Alves, Cone Crew Diretoria, PC Siqueira e centenas de outros já se apresentaram pelo Netshow.me.

“Ir ao SXSW 2015 vai muito além de ter uma grande visibilidade internacional para o Netshow.me. Essa oportunidade carrega um sentimento por sermos um dos “representantes das iniciativas tecnológicas brasileiras” e isso tem um peso e uma importância muito grande para nós, afinal de contas, o SXSW é um dos maiores eventos de tecnologia e música do Mundo. O Modelo de Negócio do Netshow.me se identifica muito com esse evento. No ano passado, fizemos um ótimo trabalho, o que nos levou a sermos selecionados pela primeira vez. Possivelmente esta mesma dedicação nos ajudou a sermos selecionados para a edição de 2015 pela Apex-Brasil. Desta vez, conseguiremos mostrarum produto mais desenvolvido, validado no mercado brasileiro, com uma equipe complementar e uma apresentação mais azeitada no formato internacional. Com o aprendizado do ano passado, temos uma ideia mais precisa das dimensões do evento e, por isso, conseguiremos aproveitar e nos planejar melhor.

Nossa expectativa em 2015 é semelhante a do ano passado, ou seja, visibilidade e investimento. Porém, este ano, estamos indo mais preparados com reuniões marcadas com grande players globais, que têm sinergia com o nosso negócio. Temos o objetivo de fechar algumas parcerias globais que colaborem para um aumento das nossas métricas e resultados operacionais.

Ano passado, por meio do SXSW, conseguimos ser destaque em veículos de comunicação como Rede Globo, Globo News e Tech Crunch, além de termos conseguido abrir a captação de investimento-anjo (Seed Round) com o Rodrigo Borges do Buscapé. Este ano, esperarmos fechar nossa Série A com alguns fundos internacionais e/ou brasileiros que estejam por lá.
Rafael Belmonte, Co-fundador | Diretor
Site: Netshow.me