Com força nas redes sociais, na última sexta-feira dia 20 de março, foi anunciada a notícia sobre anunciada a transição da gestão do Programa Start-Up Brasil de Felipe Matos para Vitor Andrade. Foram mais de 700 curtidas no Facebook de um e de outro marcando essa passagem e, com inúmeros comentários de agradecimento, Felipe começou a se despedir em alto estilo do Start-Up Brasil (SUB), do qual fez parte por dois anos e meio. No mesmo tom, mas com palavras de sucesso, Vitor, que está praticamente desde o começo no SUB, assume o papel e as responsabilidades de gestor do Programa, ao lado da Softex, gestora operacional do Programa.

Para continuar o bom trabalho que vem sendo desenvolvido no SUB, Vitor Andrade também conta com a equipe de operações, as aceleradoras e os parceiros executores CNPq e Apex-Brasil. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem (2010) e Doutorando em Ciência da Computação no CIn/UFPE, Vitor atua há mais de 8 anos no fomento a startups digitais no Brasil, passando, dentre outras instituições, pelo C.E.S.A.R e o Porto Digital. No Porto Digital foi Coordenador de Incubação, atuando na implantação e gestão das incubadoras CAIS do Porto, reconhecida em 2013 pela ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores como a melhor incubadora de desenvolvimento local e setorial do Brasil, e Portomídia. Vitor tem, ainda, experiência internacional no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID em Washington, D.C.

Em seu perfil na rede social, Vitor compartilhou o que pensa sobre assumir o SUB: “Muita coisa passa pela cabeça nesse momento. Se passaram quase 2 anos desde que iniciei meu trabalho no Startup Brasil com o desafio de construir um programa de apoio a startups no Brasil. Um programa inovador em sua essência e, portanto, cheio de desafios. Hoje, 4 turmas depois, assumo um novo papel, substituirei Felipe Matos como gestor do Programa, e junto com a equipe e todos os parceiros, trabalharei para aumentar ainda mais o impacto do Start-Up Brasil no país. Agradeço Felipe pela liderança e amizade e desejo tudo de bom em sua nova fase. Sigo na missão de tornar o Brasil um melhor lugar para os empreendedores, os verdadeiros protagonistas desse ecossistema. Conto com o apoio de todos que acreditam nessa missão!”

Já Felipe Matos, que volta a focar em seus projetos pessoais, também deixou seu comentário para todos que o apoiaram nesses anos: “Não há palavras para descrever o sentimento de gratidão para com toda a equipe e parceiros do programa Start-Up Brasil por esses 2 anos de muito trabalho. Certamente gerir um programa de governo com mais de 30 parceiros, públicos e privados, abrangência internacional, milhares de startups inscritas e centenas de apoiadas, é uma tarefa extremamente desafiadora. Sempre acreditei que devemos criar a mudança que desejamos para a sociedade e me sinto orgulhoso pelos resultados alcançados até aqui. Me despeço do programa com votos de muito sucesso ao Vítor Andrade, em quem tenho total confiança na capacidade de continuar o trabalho e avançar ainda mais. Agora pretendo me dedicar a projetos pessoais e retornar para a Startup Farm, para seguir contribuindo com o ecossistema empreendedor, ajudando empreendedores a criarem negócios, investidores a buscarem boas oportunidades e empresas a se relacionarem com esse ecossistema.Obrigado! Obrigado! Obrigado!”

E, assim, agradecemos o Felipe por toda dedicação e desejamos muito sucesso ao Vitor nesse novo desafio!

O Start-Up Brasil, iniciativa do MCTI com gestão operacional da Softex, é um Programa Nacional de Aceleração que tem como objetivo fomentar startups, elevando a qualidade das empresas do ecossistema empreendedor e, com isso, criando um país mais inovador, que gera novos empregos e exporta tecnologia. Conta, ainda, com os parceiros executores CNPq e Apex-Brasil.