Por Daniela Schermann, líder de marketing do Opinion Box.

Quem tem ou trabalha em uma startup, sabe que tudo muda rapidamente. Para nós do Opinion Box, algumas evoluções foram tão rápidas que mal acreditamos. Parece que foi ontem que fomos selecionados para o Start-Up Brasil. E de lá pra cá, muita coisa aconteceu.

Nós fomos selecionados para a primeira turma do Start-Up Brasil, em 2013, juntamente com outras 44 startups. A participação no programa foi fundamental para que pudéssemos dar alguns passos importantes na nossa trajetória.

Troca de experiências

O Startup Brasil promoveu importantes ações de relacionamento e networking, o que ajudou o Opinion Box a se inserir dentro do ecossistema de startups. Conviver com empresas e empreendedores que estão vivendo os mesmos desafios e dificuldades que você é fundamental e contribui para que todas as empresas amadureçam mais rapidamente. Sem falar nas parcerias, oportunidades de gerar negócios de fato e ações de co-marketing, que também são fundamentais e muito interessantes, especialmente para quem está dando os primeiros passos.

Aceleração e mentoria

Tanto o Startup Brasil quanto a AceleraMGTI, aceleradora onde ficamos um ano alocados, promoveram diversos encontros de mentoria com profissionais e especialistas de diferentes áreas. Este aprendizado também foi muito enriquecedor para as diferentes áreas do Opinion Box.

Bolsas de pesquisa e aporte

É claro que, especialmente para quem está começando, qualquer ajuda financeira é sempre muito bem-vinda. As bolsas de pesquisa e o aporte da aceleradora nos ajudaram a dar o pontapé inicial em projetos que queríamos desenvolver há muito tempo, como a nossa plataforma de pesquisa online voltada para quem pensa em contratar nosso serviço.

096

Eventos nacionais e internacionais

Em novembro de 2014, participamos do primeiro Demo Day Start-Up Brasil e em dezembro tivemos a honra de participar do Demo Day  Start-Up Brasil São Francisco.

Nos dois eventos, tivemos a oportunidade de apresentar o Opinion Box para investidores nacionais e internacionais, com um coaching muito valioso de como se preparar para o pitch. E ainda conhecemos importantes empresas do Vale do Silício, como a Zendesk e a Sales Force.

O que mudou no Opinion Box

Nesses dois anos, o Opinion Box deu um verdadeiro salto na sua história. Passamos de três para doze funcionários, lançamos os nossos aplicativos Android  e iOS  para quem responde as pesquisas e a nossa plataforma web para quem compra.

Conquistamos dezenas de clientes importantes, entre eles Itambé, Viber, Deezer, GoodYear, Caixa Seguradora e outros. Fechamos uma parceria com a Locaweb, e hoje a nossa solução é comercializada através dos seus canais de vendas. Nosso faturamento, desde então, vem crescendo exponencialmente, e em 2015 devemos ter um crescimento superior a 100% em relação ao ano anterior – pelo segundo ano consecutivo.

Além disto, no início deste ano, implantamos nossa estratégia de inbound marketing e lançamos o nosso blog. Nos últimos três meses, as visitas mensais tiveram um aumento de 280%.

Tudo isso é fruto de muito trabalho, empenho, e também do apoio de empresas, organizações e parceiros que acreditaram na gente, como o Start-Up Brasil.