Startup participante do Programa traz tecnologia de computação cognitiva da IBM para o mundo dos casamentos e ajuda a fortalecer seu novo modelo de negócio.

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil. Durante os preparativos surgem inúmeras dúvidas e perguntas. Ter alguém que possa ajudar com isso é essencial para manter a calma e dar segurança aos noivos. Por isso, a Mecasei.com, lançou a primeira assistente pessoal de casamento do mundo, a Meeka, uma plataforma tecnológica, que, através de uma experiência pessoal e humana, auxilia os noivos a planejarem, organizarem e compartilharem as emoções do casamento.

O aplicativo foi desenvolvido a partir da plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson, e ajuda os noivos a planejarem todos os detalhes do casamento de forma inovadora, por meio de diálogos com o casal de maneira amigável e eficaz. A combinação de serviços do Watson de processamento de linguagem natural em português com outros recursos cognitivos, foi o que possibilitou o desenvolvimento da assistente pessoal, também conhecida como a “melhor amiga dos noivos”.

Antecipar problemas e deixar os noivos seguros é a principal missão da Meeka. O casamento é um evento social, talvez o maior da vida de muitas pessoas, por isso, a preocupação para que tudo ocorra como planejado é imensa. A partir da mineração de dados e da análise preditiva, a Meeka utiliza o chat como canal de comunicação e sugere insights para que os noivos possam planejar os preparativos de forma tranquila.

“Com a Meeka vamos até o smartphone dos casais para notificá-los e lembrá-los de todas as atividades importantes que precisam ser realizadas até o grande dia, tudo na hora certa. E mesmo que os usuários não estejam muito habituados com a tecnologia, os noivos conseguem, tranquilamente, conversar com a Meeka por meio de um chat, que retornará com informações assertivas, como uma assistente pessoal.”, explica Márcio Acorci, co-fundador do Mecasei.com.

O app é gratuito e está disponível para Android, iPhone e iPad, mas o objetivo é que a assistente não necessite de download de um aplicativo no futuro. “Nosso próximo passo é disponibilizar o app em outras redes de mensagens, como WhatsApp ou Facebook Messenger. Para ter acesso às conversas com a Meeka, só será preciso convidá-la para ser sua amiga e iniciar um bate-papo”, ressalta Daniel Tamiosso, co-fundador e CTO do Mecasei.com.

 

Inovação nos negócios

 

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são realizados ao ano mais de 1,2 milhões de casamentos no País. Estes eventos já ultrapassaram no Brasil a marca de R$16,8 bilhões/ano, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta). Hoje, o Mecasei.com se transformou no braço direito de quem quer um o casamento dos sonhos, sem dor de cabeça, e com atenção especial para cada detalhe.

O Watson ajudou a empresa a aprimorar seu modelo de negócio, que anteriormente tinha a maior parte da sua receita vinda da assinatura dos planos no site e passou a ser de parceria com empresas, como fornecedores de listas de casamento, de eventos e cerimonialistas. Com a Meeka, a Mecasei.com espera dobrar o crescimento alcançado em 2015, que foi de 200%. A startup foi acelerada pela Ventiur, a partir do programa Start-Up Brasil, em 2015, e tem utilizado as soluções IBM por meio dos benefícios oferecidos pelo Programa de Startups da IBM Brasil (GEP).

“A Meeka está construindo um novo mundo de possibilidades dentro do mercado de casamentos. Esta é uma ferramenta disruptiva viabilizada pela computação cognitiva. A IBM tem trabalhado para que a tecnologia Watson seja cada vez mais democrática e acessível para qualquer empresa e desenvolvedor, disponibilizando seus serviços cognitivos na plataforma em nuvem IBM Bluemix”, comenta Claudio Bessa, executivo de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM Brasil.